Josué Pinheiro pede fim dos esgotos á céu aberto em bairros da capital

O vereador Josué Pinheiro (PSDC), solicitou através de Ofício encaminhado ao Diretor Geral da CAEMA, Dr. João Reis Moreira Lima, solicitando providências quanto à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Conjunto Ecil, Residencial Vinhais II.

O parlamentar reclama que as residências do bairro não são interligadas ao Sistema de Esgoto, e na sua maioria ainda utilizam fossas superficiais, que transbordam e os dejetos são lançados nas ruas, a céu aberto, exalando mau cheiro e expondo a população ao risco de contaminação de doenças.

Na mesma forma, Josué requereu a Mesa Diretora da Câmara que, após ouvido o Plenário, encaminhasse Ofício a Governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), solicitando que determine ao órgão competente do Governo, a implantação de Programa Permanente de Educação em Saúde, no âmbito da Rede Pública de Ensino Fundamental.

Josué Pinheiro considera que os alunos do ensino fundamental, encontram-se numa faixa etária de despertamento e absorção, de novos conhecimentos é imprescindível que sejam orientados quanto aos hábitos saudáveis a serem praticados no cotidiano, com vista a eliminar risco a saúde, prevenção de doenças e bem estar coletivo.

O Programa Permanente de Educação em Saúde a ser instalado na Rede Pública de Ensino deverá contemplar atividades lúdicas, palestras, panfletos informativos, cartazes entre outras formas pedagógicas de ensino que possam produzir mudança de hábitos e preparar pequenos agentes formadores de opinião no meio familiar.

Josué Pinheiro pediu também providências da CAEMA no sentido de realizar a limpeza e desobstrução da Galeria de Esgotamento Sanitário na 3ª Travessa Simeão Costa e Rua da Felicidade antiga Rua da Malária, localizadas no Bairro João Paulo.

Para o vereador os serviços são urgentes, considerando que o esgoto a céu aberto expõe a comunidade a perigos, pois transbordam dejetos que são lançados nas ruas, exalando mau cheiro e expondo a população ao risco de contaminação de doenças.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Vidigal agradece votação e reafirma compromisso com Serra no 2º turno

Em entrevista a Rádio Educadora nesta quinta-feira o ministro Edson Vidigal (PSDB) agradeceu aos mais de 500 mil votos que recebeu nas últimas eleições, quando candidato ao Senado e afirmou que o resultado lhe proporcionou deveres com a população devido a expressiva votação. Além do mais, defendeu uma reforma na legislação eleitoral e a candidatura de José Serra a presidência.

Para o ministro o nosso sistema eleitoral é anacrônico, Vidigal explicou que o Senado é o responsável pela a aprovação de uma reforma, brincou que a todo fim de campanha vem algum senador e propõe a reforma política, mas que não faz. Os senadores que estão no congresso dão declarações que são a favor do voto distrital, do financiamento público de campanha e do enxugamento do quadro político, mas que nunca levam essas propostas adiante.

- Os que estão lá, antes das eleições, são a favor de tudo que é bom , mas na hora , o político eleito vai fazer a conta ai ele vê e pensa "bem se eu fizer isso não serei eleito", pois bem faz o o discurso e na hora nada acontece, eu estava me propondo a defender essas idéias no Senado, inclusive apresentei uma proposta de uma reforma política em 1982 quando era deputado, mas que foi vetada".

Em relação a campanha presidêncial, Vidigal mostrou-se confiante na vitória de José Serra para a presidência, para ele as pesquisas que surgem são um poderoso instrumento de manipulação da preferências populares, que mudam conforme a proximidade da eleição. Para Vidigal a eleição de Serra significa transformação.

- A eleição do Serra representará para o Maranhão um passo decisivo, afirmativo e definitivo para um novo começo que é o que eu defendo, esse começo passa necessariamente pela mudança no Governo Federal, porque tudo o que acontece aqui ou deixa de acontecer é porque o Governo Federal apoiá".

Sobre a sua votação no Senado, o ex-candidato disse estar contente com o resultado que obteve, mesmo com uma campanha com poucos recursos recebeu mais de meio milhão de votos, agradeceu a confiança das pessoas que acreditaram no seu projeto e que a partir de agora tem um compromisso com elas.

- Em uma eleição não somente a vitória é que nos da responsabilidades com a população, uma grande votação mostra que parte dessa população acreditou em uma mudança e não podemos deixá-los sem perspectivas, agora tenho deveres com estes e vou cumpri-los".

Por fim, quando perguntado se saia frustrado dessas eleições, Vidigal respondeu.

- Frustração? Nem de longe, graças a deus por onde me meti na vida deu certo, quando decidi retornar definitivamente para o Maranhão me embrenhar na luta política eu vim com a consciência de que nada seria fácil, principalmente em posição de oposição. Um cara como eu que veio do Beco do Urubu , lá em Caxias chega em São Luís com 14 anos, com apenas uma mala com dois livros dois cadernos e uma muda de roupa e chega a presidente do STJ, volta para o Maranhão e obtém mais de meio milha de votos não tem o que lamentar, ou seja, eu só tenho a agradecer a Deus e a todos que fazem parte dessa minha trajetória.

Roseana abandona Dilma

A governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) sumiu da campanha da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT).

Os comentários nos bastidores dão conta de que se, a Roseana pedir voto para Dilma, a candidata do PT perde muito mais que conquista principalmente nas regiões sul e sul deste.

O Sarney é tão queimado nas outras regiões do país, que se ele ou sua filhinha aparecer no programa eleitoral de Dilma, ela perde a eleição.

Por isso que a Dilma esta sempre negando que o Sarney tem participação na sua campanha, isso comprova que só os maranhenses têm prazer, de ter seu estado atrasado por ser administrado por uma oligarquia.

Roseana demonstra descontrole ao falar com jornalistas


A governadora Roseana Sarney (PMDB), tratou mal os jornalistas que aguardavam na Escola Santa Teresa, a peemedebista chegou a empurrar um cidadão dentro da sessão de votação.

Demonstrando um total descontrole emocional Roseana, mandou que todos os jornalistas se retirassem da sala de votação.

“Sai todos daqui vão lá pra fora, vamos vão pra fora só vou falar lá fora saiam”, disse Roseana em tom de raiva.

Os jornalistas estavam a mais de duas horas esperando a governadora, quando ela chegou já foi soltando uma, “deixam eu sai, por favor,”, disse ela.

Em sua entrevista, Roseana disse que a eleição foi muito difícil pelo fato dela ser uma mulher.

“Esta eleição foi muito difícil, como foram todas as outras atrás, ainda mais porque sou uma mulher, por ser nordestina e filha de uma grande liderança política do Brasil, tudo isso eles querem desvirtua o trabalho de Roseana, eu não tenho medo das pessoas”, garantiu a governadora.