A CONTRADIÇÃO E O INADIMISSÍVEL

por: Chico Viana (vereador de São Luís)

Eu já escrevi que quando o cidadão perde a capacidade de se indignar contra a incapacidade, a leniência, a omissão, a ação funesta,, enfim contra dos desmandos que contra ele se perpetra, neste dia ele abdica da cidadania e engrossa o rol dos vencidos ou acomodados.

Mas é um exercício de permanente incômodo e revolta que inibe a tolerância e liquida com a paciência e o humor de qualquer um

A Constituição Federal fala grosso, como direito alienável do trabalhador a um salário mínimo capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família, bem como moradia,, alimentação educação, saúde, ,lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

Quinhentos e quarenta e cinco dá?

Bom, se não der, consola o Ministro do Trabalho descaradamente: “- A vida não termina com o mínimo”. E conclui –“Não faremos uma loucura com o mínimo.”

Ou seja, a loucura seria fazer cumprir esta Carta Magna, a lei mais desmoralizada neste País, só usada, e muito, quando é para cobrar devres e nunca para garantir direitos.

O Dieese, fez os cálculos direitinho, e definiu que para cumprir a determinação da lei, o mínimo deveria ser calculado neste mês de 2.194,76.

Do mesmo modo, e agora muito mais grave, a ANVISA resolveu proibir a venda de antimicrobianos sem receita médica. A justificativa: o uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência e favorecer o surgimento da super-bactéria, aquela que resiste a quase todos os antibióticos.

Ora meus já indignados leitores, se não estão fiquem, nunca vi tamanho despautério em minha vida de gente e de médico.

Temos no Brasil 455 municípios sem médicos, quase dez por cento dos 5. 383 que tínhamos em 2007, não sei se já foram criados outros, afinal neste Brasil todo político quer ter seu município de algibeira.

Juntando os municípios que não tem médico com os que tem mais de 3.000 habitantes por cada médico vamos a 783 municípios.

O acesso mais difícil a profissionais da medicina é ainda mais desigual quando comparados os números de capitais e regiões do interior. No Acre 74% dos 575 médicos ficam na capital; no Amazonas 88% (3.024) ; em Roraima são 10.306 médicos/habitantes no interior, apenas 15 deixaram a capital.

A quem é, digam-me , que um cidadão vai recorrer quando um familiar estiver com uma infecção, dessas infecções a princípio banais que o prático farmacêutico sempre tirou de letra, uma amigdalite, uma otite, uma conjuntivite, uma síndrome disentérica, uma ferida infectada, uma infecção dentária, enfim doenças que pela vida a fora, foram tratadas por leigos, graças a Deus?

Que bom seria se todos pudessem dispor de médicos a tempo e a hora, para prescrever os antibióticos, aí sim faria sentido uma medida esta medida tecnicamente acertada. Mas no Brasilzão onde o sul maravilha, acentua mais a desgraça do nordeste miserável, é piada.

Sabiam os senhores que hoje, não se pode comprar colírios, pomadas, pastilhas, nada seja antimicrobiano?

-Não, não pode porque vai causar resistência no organismo e quando o cidadão necessitar outra vez, o remédio não mais atua.

“Mobus in rebus”, também não é tão matemático assim e não será com uma duas ou meia dúzia de vezes que o uso de um antibiótico causa esta resistência tão temida, que só agora, 73 anos de Fleming haver descoberto a penicilina, entrou em moda. A mesma velha penicilina que ainda hoje trata,, e muito bem o “treponema pallidum”, o bichinho da sífilis, sem maiores resistências.

E tem mais. Com a carência de quem prescreva o tais remédios , o doente pode até não adquirir resistência ao remédio, mas com certeza, não vai resistir a recorrentes infecções sem qualquer tratamento. Morre, com a resistência vencida pela infecção, mas não cria resistência ao antibiótico, que, em casos excepcionais , deveria acabar com a resistência da doença e não do doente.

Agora, as contradições e o inadmissível

As contradições:

Antimicrobiano não pode, causa resistência, mas pode cortiscosteróide, um dos medicamentos de maiores efeitos colaterais que existem. Sangramentos intestinais, descompensação do diabetis, hipertensão arterial, aumento da pressão ocular, diminuição da resistência orgânica, este pode ser vendido ao talante do balconista.

Os anti-alérgicos, os broncodilatadores a maioria com vasopressores e potencialmente arritimicos, podendo levar a picos hipertensivos ou arritmias graves, é livre; a pomadinha para a ferida ou coceira, não.

O Viagra e similares para impotência sexual , o senhor compra quando e o quanto quer sem receita. O seu uso é restrito em portadores de certos tipos de doenças, podendo ser fatal, mas não tem problema, leva. Agora, o colírio para combater aquele olho vermelho e irritante, ou a pastilha para irritação na garganta ou o colutório para gargarejo, nem pensar. Vai ter que marcar uma consulta na Cemarc para daqui a dois meses com o otorino.

Agora o inadmissível.

Sob a leniência, e até agora omissão do Conselho Federal de Medicina, uma brutal interferência na prerrogativa do médico: só pode ser vendido( prescrito) uma unidade do antibiótico. Para a restrição ao uso abusivo de antibiótico ,é claro nenhum profissional da área não reconhece que a medida tem respaldo científico, mas se esquecem do respaldo logístico. Nos locais que não tem médico vai ser um caos. Onde tem médico, mas poucos, um problemão.

E no interior distante, onde de médico só se sabe o nome, vai aumentar a clientela das benzedeiras e dos pais de santo.

Deputado Léo Cunha pede moção de pesar à família de “Luis Brasília”

A pedido do Deputado Léo Cunha (PSC), a Assembléia Legislativa enviará requerimento de pesar à família de Luis Bezerra da Silva, o “Luis Brasília”, falecido no ultimo dia 14, vitima de cirrose, no Hospital das Clinicas, na cidade da Imperatriz. A solicitação do deputado foi aprovada pela mesa, na sessão dessa quinta feira (17).
“Luis Brasília” era produtor cultural da rádio e TV Mirante de Imperatriz, onde trabalhava desde a fundação em 1987. Brasília deixou vários serviços prestados à cultura da Região Tocantina, entre os quais, o incentivo a vários artistas regionais.
O produtor foi um dos incentivadores da criação da Fundação Cultural de Imperatriz, entidade que entidade que congrega os artistas locais, e o espaço onde seu corpo foi velado.
O Deputado Léo Cunha justificou no seu pedido, que a morte do produtor deixa “uma lacuna muito grande à cultura de Imperatriz e de toda a Região Tocantina, pelo trabalho que ele prestou nessa área.”

Deputada e vereadores destacam parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para Educação

Na Assembléia a deputada Eliziane Gama (PPS), foi a Tribuna da casa falar sobre a problemática da Educação em São Luis, mas também informou que o Ministério Publico, estar entrando com uma ação contra o Município, segundo a deputada são mais 3 mil crianças fora da sala de aula na capital do Maranhão.

“São mais de três mil e seiscentos alunos que estão fora da sala de aula, já á uma ação hoje, através da Promotoria do Município, pra que possa encontrar uma saída, vou cobrar uma resposta por parte do prefeito desta cidade que sua responsabilidade, mas também cobrar da governadora, então as crianças não podem ficar fora da sala de aula, é prioridade absoluta”, disse Eliziane Gama.

Na Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho (PTC), disse que é inadmissível nos dias de hoje deixar milhares de crianças fora da sala de aula. “E inadmissível que nós nos dias de hoje deixemos milhares de crianças fora da sala de aula, a nossa Constituição garante o acesso á educação, isso é de inteira responsabilidade dos poderes públicos, Estadual e Municipal, de garantir esse acesso a criança e adolescente, eu quero louvar aqui, uma parceria feita entre as Secretarias, Estadual e Municipal de Educação, onde a Secretaria do Estado disponibilizou algumas escolas nas áreas do Itaqui Bacanga e Cidade Operaria, para o Município de São Luis”.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Fernando Lima, admite que não vêm acompanhando essa situação da educação no Município, mas segundo ele isso pelo acumulo de comissões á ele atribuída, pó isso mesmo estar entrando com um Projeto de Resolução para desmembrar a Comissão de Educação das outras comissões. “Eu não tenho acompanhado essa situação da nossa educação, porque eu sou presidente da Comissão de Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Trabalho. Isso fica impossível uma comissão dá conta de acompanhar tudo isso. Inclusive estamos encaminhando um projeto de resolução para que seja feita uma comissão provisória para muda o regimento interno, para se desmembre a Comissão de Educação da Comissão de Saúde”, informa Fernando Lima.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), defende as parcerias entre os governos para melhorar a vida da população. “As parcerias é um clamor da população, nós temos que priorizar sempre as parcerias, temos que fazermos parcerias com o Governo Estadual, Federal porque o prefeito não pode fazer um trabalho sozinho, é preciso que á esse entendimento, para que nós possamos fortalecer a administração publica, a gestão só é forte quando ele tem parceria forte, a unidade terá sempre o caminho da vitoria para o povo, a população precisa de obras e ser viços públicos de qualidade, por isso que eu quero louvar a iniciativa das duas secretarias, a professora Olga Simão e a professora Suely Tonial”, defende o vereador.

Olga Simão, atendendo pedido da secretária Sueli Tonial, disponibilizou à Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) a plataforma do Sistema de Administração das Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc para o gerenciamento da matrícula na rede estadual. A secretária de Estado sugeriu uma parceria para integrar o sistema de matrícula das duas redes e gerenciar dados, por intermédio do Siaep.

Sueli Tonial agradeceu o apoio e a parceria da Seduc, demonstrado no encontro com a busca de providências para atender a demanda crescente de alunos de ensino fundamental na rede municipal de ensino. Ela destacou a parceria dos dois órgãos, em prol de uma política pública em favor de uma educação de qualidade.

Começou nesta segunda-feira, o prazo para que eleitores faltosos regularizem situação‏

Começou nesta segunda-feira (14), o prazo para que os eleitores faltosos em todo o estado do Maranhão, ou seja, aqueles que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições, regularizem sua situação com a Justiça Eleitoral. É necessário que o eleitor em débito compareça ao cartório eleitoral mais próximo. O prazo encerra no dia 14 de abril.
De acordo com os dados informados pela seção de informações e estatísticas eleitorais (SELEI) do TRE-MA, atualmente existe um total de 56.211 eleitores maranhenses inadimplentes com a justiça eleitoral correndo o risco de ter seu título cancelado.
A atualização sempre ocorre logo após as eleições, lembrando que cada turno é considerado uma eleição. As eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça, não são contadas.
A não regularização dos títulos traz conseqüências para o eleitor como: o impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.
Além disso, pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Não estão sujeitos a penalidades, os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo como: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Além dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.

REVISÃO DE DADOS CADASTRAIS

O eleitor maranhense quite com a Justiça Eleitoral que deseja alterar ou corrigir seu endereço residencial ou algum outro dado pessoal, como por exemplo, nome, sobrenome, data de nascimento, estado civil, filiação, dentre outros, já pode solicitar a Revisão dos seus dados cadastrais nos cartórios eleitorais de todo o estado.

Um dos pré-requisitos para requerer a revisão é o eleitor estar em dia com a esta Justiça Especializada e comparecer pessoalmente no cartório eleitoral onde se encontra inscrito.

Para a revisão deverá ser preenchido um requerimento, apresentando o original e a cópia do documento de identificação, com foto, e a original e cópia de documento que comprove o motivo da alteração ou correção pretendida.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 3ª Zona de São Luís, Flávia Geórgia Pereira Braga, uma vez deferida a solicitação, o título é imediatamente emitido, assinado pelo juiz eleitoral e entregue ao eleitor.

A revisão pode ser feita em qualquer período, exceto nos 150 (cento e cinquenta) dias que antecedem as eleições de 2012.

Só faltava essa, oposição light.

O secretário-geral do PDT, no Maranhão, Cândido Lima, garantiu que o partido irá fazer oposição ao governo Roseana Sarney.

Esclareceu, no entanto, que será uma oposição propositiva e “com o pé no chão”, sem o caráter incendiário como “se costuma fazer oposição no Maranhão”.
"Nós já fomos governo, e não podemos agora sair colocando fogo em tudo", explicou.
Lima disse que os deputados do partido estão certos em buscar a liberação de suas emendas para melhorar as condições de seus municípios.

E que os exageros serão discutidos internamente pelo partido.
É bom, portanto, que o PDT tome cuidado, pois no afã de defender seus interesses, os deputados do PDT correm o risco de parecerem mais governistas do que os próprios governistas.

Lembro que quem deve buscar verbas para seus municípios é o prefeito, que por dever de ofício tem a obrigação de manter uma relação institucional com o governo. O papel essencial de um deputado é legislar e através disso defender os interesses da população.

E isso se faz sem necessariamente aderir ao governo, pois a oposição ao fiscalizar os atos e gastos do governante, está e muito, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

E o que tem haver com liberação de emendas, apoiar a candidatura de Ricardo Murad na Assembleia e após a derrota deixar o plenário e seguir com Murad e Cia. para o Palácio dos Leões?

Tenho o maior respeito pelos deputados do PDT, mas é bom que não esqueçam que foi esse mesmo governo Sarney que aplicou um dos maiores golpes contra o partido ao cassar o mandato de Jackson Lago em abril de 2009.

Só o tempo dirá o real significado desse tipo de oposição proposto por Lima, e se ela não significa realmente uma aproximação com o grupo Sarney como muita gente já começa a enxergar.

Inauguração do 93º Fórum Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inaugurou hoje, 10 de fevereiro, o 25º Fórum padronizado da Justiça Eleitoral do Maranhão, o “Fórum Eleitoral Des. João Miranda Sobrinho”, na cidade de Paço do Lumiar.

Esse Fórum, que beneficiará os cidadãos da 93ª Zona Eleitoral, composta dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa, tem uma área de 378m² dotada de infra-estrutura necessária para bem receber e acomodar a população que procura os serviços da Justiça Eleitoral.

A obra, que custou R$ 793.968,00 beneficiará mais de 50 mil eleitores, possui, dentre outros, um salão de atendimento com 6 guichês, sensores de presença, climatização, depósito de urnas, auditório, além de um amplo estacionamento.

Antes do início da solenidade o Presidente deste Regional, Des. Raimundo Cutrim, determinou a entrega às autoridades presentes de um relatório contendo todas as especificações, pagamentos, valores, notas de empenhos e documentos referentes à obra.

A Juíza da 93ª ZE, Dra. Vanessa Clementino Sousa, reconheceu o comprometimento do Des. Raimundo Cutrim, destacando que aquele empreendimento vai aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral dos cidadãos, pois favorecerá a prestação dos serviços eleitorais e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

A filha do Des. João Miranda Sobrinho, Alayde Carvalho Miranda, agradeceu a homenagem e externou a sua lisonja ao ver que o prédio que leva o nome de seu pai irá favorecer diversos eleitores a exercerem os direitos inerentes à cidadania.

O Des. Raimundo Cutrim ressaltou que “o nosso estado é extenso, e, portanto, sei que há muito trabalho pela frente. Mas, além de boa vontade, empenho e dedicação, é preciso começar. Afinal, o sucesso de todos é resultado da dedicação individual”. Lembrou, ainda, das inaugurações recentes, ocorridas em Caxias e São Bento, observando que pretende continuar na luta, para que cada Zona Eleitoral seja contemplada com uma sede própria.

No evento, a Desa. Nelma Sarney, que conseguiu durante a sua gestão a doação do terreno do Fórum, foi homenageada com uma placa, afixada na entrada do prédio, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

O Presidente do TRE destacou também a valiosa colaboração do Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Corregedor Regional Eleitoral, pelo “incentivo e entusiasmo” que sempre dispensou aos projetos realizados pelo Tribunal.

A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e pela população dos municípios pertencentes à 93ª Zona Eleitoral.

ASCOM TRE-MA

LISTA DOS ELEITORES FALTOSOS NO MARANHÃO

Já está disponível, nos Cartórios Eleitarais de todo o estado do Maranhão, a lista com o nome dos eleitores faltosos nos três últimos pleitos. Os eleitores que ainda não regularizaram sua situação por não terem votado nem justificado a ausência nas urnas nas 3 últimas eleições (consecutivas), ainda podem quitar sua situação com a Justiça Eleitoral.

Entre os dias 14 de fevereiro e 14 de abril, os eleitores em dívida devem consultar o cartório eleitoral mais próximo.

O Estado do Maranhão registra hoje 56.211 eleitores que poderão ter seu título cancelado, com exceção dos municípios de São Vicente de Férrer, São João Batista, Cajapió, Paço do Lumiar e Raposa que sofreram revisão biométrica antes do cancelamento geral, já que quem não se recadastrou teve automaticamente seu título cancelado. Na capital, são 14.097 eleitores em dívida com a Justiça Eleitoral. No ano de 2007, foram 69.547 títulos eleitorais cancelados em todo o estado.

Os documentos necessários para a regularização do título são: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou qualquer outro documento público; Título de Eleitor; Comprovante(s) de Votação(ões) e de Justificativa(s) se o eleitor ainda tiver e Comprovante de residência atual.

As conseqüências para os eleitores que tiverem seu título cancelado são
impossibilidade de: inscrever-se em concurso publico; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada; obter passaporte, carteira de identidade e CPF; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Convém ressaltar que, os analfabetos, os que no ano eleitoral tinham entre 16 e 18 anos, os maiores de 70 anos e eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais, não estão sujeitos ao cancelamento do título.

ASCOM - TRE/MA

Dep. Domingos Dutra - Barbárie Anunciada

Por mais que agente queira falar sobre coisas boas do Estado do Maranhão a realidade, infelizmente, nos obriga a denunciar a barbárie.

Em novembro de 2010 o Brasil ficou estarrecido com a execução de 18 encarcerados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu no dia 30/01 matéria sobre o sistema carcerário brasileiro que escandalizou toda a opinião pública após a revelação de presos enjaulados convivendo com ratos e cobras no que deveria ser delegacias de polícia.

Hoje, o Maranhão volta ao noticiário e a escandalizar o País com a execução de seis detentos, sendo quatro decapitados na Delegacia Regional de Pinheiro, terra do chefe da oligarquia maranhense – José Sarney.

Esta é uma barbárie anunciada, pois, as causas da rebelião em Pedrinhas são as mesmas do ano passado, ou seja, superlotação, péssima alimentação, torturas, falta de assistência jurídica dentre outras.

A governadora Roseana Sarney declarou que este será o melhor governo da sua vida. De 2009, quando Roseana tomou o governo de Jackson Lago, até o momento, contabilizamos 58 presos executados no sistema carcerário maranhense.

É assim que a governadora pretende fazer o melhor governo da história: com sangue do povo maranhense.

Vou encaminhar expediente aos órgãos de defesa dos direitos humanos do Brasil e também de organismos internacionais requerendo providências radicais contra os crimes praticados por ação e omissão do atual governo do estado do Maranhão.

TRE iniciará primeira manutenção preventiva das urnas para as Eleições 2012

O TRE/MA dará início à primeira manutenção preventiva das urnas eletrônicas em 2011. Atualmente, a Justiça Eleitoral do Maranhão tem um parque de 20.361 urnas.

O trabalho começou com o término dos 60 dias após as eleições em que as urnas devem ficar guardadas sem nenhuma movimentação e a liberação pela Corte da retirada, pelos chefes de cartório de todo Estado, dos lacres e mídias das urnas que não estão sub-judice.

O cronograma de recolhimento das urnas para os depósitos da capital e de Timon já foi finalizado e se inicia dia 21 de fevereiro com término previsto para 19 de abril.

As urnas após retornarem das Zonas Eleitorais passarão por limpeza para retirada de possíveis resíduos de lacres e a exercitação de todos os componentes.

A exercitação é efetuada com um software desenvolvido pelo TSE chamado STE - Sistema de Testes Exaustivo. Esse sistema testa durante 6 horas ininterruptas, dispositivos das urnas como: impressora, display, teclado, som, microterminal, entre outros. As que apresentarem defeito durante os testes, passam por manutenção corretiva efetuada pela fornecedora das urnas (PROCOMP).

Além disso, as UEs passam por um procedimento de extração de logs, dados gravados durante o seu uso. Esses dados serão repassados para a STI, para suprir um banco de dados, onde será possível detectar possíveis falhas durante a votação, a fim de aprimorar futuros treinamentos à mesários e técnicos.

Ricardo de novo na Secretaria de Saúde

Lá vem ele de novo, já já começa as promessas sem fundamentos, os 72 hospitais que ele e a dona branca prometeram, nunca sai do papel, mas aposto que ele vai prometer
agora cem hospitais para o povo.

Ainda tem gente que vai acreditar.

Você não sabe de quem estou falando?

Exatamente dele, Ricardo Murad, que assume nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde, pela segunda vez na era Roseana.

Isso deve esta dando uma dor de cabeça para a governadora, porque segundo informações, o ex. secretario era o novo sogro da filha da governadora, mas Ricardo teria exigido o cargo de volta, isso causou um rebuliço dentro da família Sarney, pelo fato da maioria não querer Ricardo na Secretária, mas como a governadora não quer ter ele “Ricardo”, na oposição, porque ele pode cassá-la, teve que tirar o amigo, e dá o cargo ao cunhado.

Vamos ver se ele vai fazer, as três UPAS que São Luis foi contemplada, pelo Governo Federal e até agora apenas uma eles fizeram, assim mesmo, porque estava no período eleitoral.

Esta faltando a do Maiobão e Cidade Operaria.

Agora que ta tudo em casa, com Governo, Assembléia e o Senado na mão, bem que poderiam fazer, não só três, mas uma em cada bairro de São Luis que precisa muito.

Vale lembrar que os municípios não têm hospitais, o que causa ainda mais superlotações nas casas de saúde da capital.

Gostaria também de lembrar, o senhor Ricardo, que os hospitais que ele fechou para reforma, estão até hoje sem funcionar e não estão fazendo nada nos locais, isso precisa urgentemente ser resolvido, para que os socorrões 1 e 2 passem a operarem dentro das normalidades de suas capacidades.

Os motivos do PDT em votar em Murad e os motivos da Governadora em vetá-lo

Em política, como na vida, tudo tem que ser problematizado. O coronel-senador Vitorino Freire já dizia que quando você olhar um jaboti trepado, numa árvore, foi enchente ou mão de gente. No caso da Assembleia Legislativa, a análise que faço é que por trás da garotada, existia alguém importante conduzindo esse processo. Você acha mesmo que o deputado Edilásio iria contrariar a sua sogra Nelma Sarney, Fufuquinha o seu pai Fufucão, Almeida, Zé Carlos, Maria Primo, Neto Evagelista...

O PDT votou com Ricardo Murad porque avaliava que ele seria um grande problema para a governadora Roseana Sarney. Aponto cinco motivos para a governadora não querer Murad na presidência da Assembleia, quais sejam:
1- Murad teria dito que derrubaria o veto da governadora ao Orçamento do Estado;
2- A tese da reeleição para presidente desagradou a governadora;
3- Murad teria se comprometido a liberar as emendas de todos os deputados , inclusive os da oposição;
4- Murad nutre uma preferência pela candidatura a governador de Lobão, contrariando os interesses da governadora, que trabalha o nome de Luis Fernando;
5- Murad faria uma gestão com a sua marca, gerando contraditórios e proporcionando mais autonomia para a Assembleia.

Murad não percebeu isso. Portanto, Murad não venceu Murad.

Marca do atraso político

A tranquila recondução de José Sarney à presidência do Senado Federal, para mais um mandato de dois anos - o quarto -, pode parecer um saudável sintoma da estabilidade política de que o País necessita para evoluir na consolidação das instituições republicanas e do desenvolvimento econômico e social. Na verdade, é uma garantia de tranquilidade para o governo, que continuará dispondo, no comando da Câmara Alta, de um aliado exigente em termos de contrapartidas, mas subservientemente fiel e prestativo. A recondução de Sarney à presidência do Senado é uma marca do atraso político que o Brasil não consegue superar. É o trib uto que a Nação é obrigada a pagar, em nome de uma concepção falsificada de governabilidade, ao mais legítimo representante das oligarquias retrógradas que dominam e infelicitam as regiões mais pobres do País. Democracia e oligarquia são incompatíveis entre si. Um oligarca como José Sarney, portanto, é incompatível com a democracia, da qual só lhe interessa o sistema eleitoral que manipula sem constrangimento para se perpetuar no poder.

José Sarney está no poder, quase que ininterruptamente, há mais de meio século. Pelo menos desde o golpe militar de 1964, quando se elegeu governador do Maranhão, com o apoio do presidente Castelo Branco, e depois senador desse Estado por dois mandatos consecutivos. Presidiu a Arena, depois PDS, e em 1985, quando pressentiu a irreversibilidade do processo de redemocratização do País, em troca da candidatura a vice-presidente, coliderou a dissensão que resultou na eleição do oposicionista Tancredo Neves. Com a morte deste, a Presidência da República caiu-lhe no colo.

Depois de um mandato que registrou seguidas crises econômicas, o estouro da inflação e uma controvertida moratória, Sarney criou condições para que o País se encantasse com um "caçador de marajás", na eleição presidencial de 1989. Isso acabou lhe custando um breve período - os dois anos e sete meses de Fernando Collor na Presidência - distante do poder. Mas logo em seguida, já em fins de 1992, com Itamar Franco na Presidência, o senador Sarney estava novamente na situação.

Paralelamente, o clã Sarney consolidava seu poderio econômico, com um complexo de negócios cuja face mais visível é o Sistema Mirante de Comunicação, o maior grupo privado de comunicação do Maranhão, proprietário de emissoras de televisão e de rádio e do diário O Estado do Maranhão.

Mas a completa simbiose do senador maranhense eleito pelo Amapá com o Poder Central ocorreu a partir da chegada do lulo-petismo ao Palácio do Planalto. Imune a pruridos éticos, Lula não demorou em transformar aquele que fora um dos alvos preferenciais de seus ataques, quando na oposição, em um aliado indispensável. O primeiro grande serviço prestado pelo senador ao novo amigo ocorreu quando estourou o escândalo do mensalão e Sarney ajudou a convencer a oposição de que Lula deveria ser preservado. A recompensa veio em 2009, quando Sarney ocupava pela terceira vez a presidência do Senado e estourou uma série de escândalos na admi nistração da Casa. Foram, então, apresentados 11 pedidos de cassação de seu mandato à Comissão de Ética do Senado. Lula acionou sua tropa de choque e dessa vez o preservado foi Sarney.

A essa altura até a mídia internacional já se tinha dado conta do que representava o homem forte do governo Lula. Logo após sua terceira eleição para a presidência da Câmara Alta, em 2009, Sarney foi o protagonista de ampla reportagem da revista inglesa The Economist. Sob o título Onde os dinossauros ainda vagam, a matéria assinada pelo jornalista John Prideaux classificava o evento como uma "vitória do semifeudalismo".

Inabalável, o eterno governista disse que fará mais um "sacrifício pessoal", ficando mais dois anos na presidência do Senado. Como se não tivesse sido o principal personagem do escândalo dos "atos secretos", afirmou, ainda impávido, que "a ética, para mim, não tem sido só palavras, mas exemplo de vida inteira". Só se emocionou, chegando às lágrimas, quando lembrou que este será o seu último mandato legislativo.

“A Região Tocantina terá minha atenção especial,” diz Deputado Léo Cunha

Em entrevista ao Programa “Portal de Assembléia” na manhã desta sexta-feira (4), o deputado estadual Léo Cunha (PSC), falou sobre o inicio do seu primeiro mandato, dando uma prévia de como será sua atuação na Assembléia Legislativa.

O parlamentar representa a Região Tocantina, a qual segundo ele terá uma atenção especial de sua parte: “nossa região tem muitas necessidades, hoje a cidade de Imperatriz enfrenta vários problemas estruturais devido a seu crescimento desordenado e isso tem trazido muitas dificuldades à população, e é para ajudar na resolução desses problemas que atuaremos nessa Casa, buscando os investimentos necessários para atenuar essa situação,” disse.

Ao falar sobre a sua participação nas Comissões permanentes da Assembléia, Léo disse que “apesar de ter algumas preferências, vai aguardar o posicionamento dos demais colegas parlamentares,” o que deverá ser feito na próxima semana com a formação das comissões da Casa, mas garantiu: “será atuante em todas as comissões das quais irá participar”. Ainda falando das Comissões o deputado disse que deverá, ao longo do seu mandato, solicitar a formação de Comissões temporárias, a fim de atender as demandas que poderão surgir: “essa será uma forma de aproximar o Legislativo da população da Região Tocantina, pois com a criação dessas comissões os parlamentares poderão visitar nossa região” explica.

O deputado finalizou a entrevista fazendo um apelo ao Presidente Arnaldo Melo (PMDB), para que viabilize a transformação da TV Assembléia em um canal aberto de televisão: “precisamos levar atuação dos parlamentares para mais perto da população do estado através desse veiculo,” enfatizou.

Após liberdade inesperada, preso muda de casa para não apanhar


A decretação da prisão domiciliar de onze detentos na cidade de Bacabal, distante 258 quilômetros de São Luís, em virtude da superlotação da carceragem da delegacia municipal, trouxe medo e sentimento de impunidade para a população da cidade. Alguns moradores já tentaram fazer justiça com as próprias mãos e as autoridades locais admitem que não tem total controle sobre o cumprimento, à risca, dessa progressão de regime.

Evandro Lima, um dos presos soltos pelo juiz de Bacabal


No bairro Nova Trizidela, o aposentado Pedro Messias, de 61 anos, é vizinho de Paulo dos Santos Silva, de 23 anos, um dos beneficiados pela decisão. Paulo Silva cumpria pena por assalto a mão armada e envolvimento com o tráfico de drogas. Na terça-feira, quando Pedro viu Paulo voltando para casa, ele o ameaçou de morte com um facão. O clima de tensão foi tanto que o detento foi obrigado a se mudar para outra região da cidade com medo de ser linchado por Pedro ou por outros moradores. “Tem que ser muito homem para fazer mal a mim. Agora, fico com receio de que aconteça alguma coisa. Sou velho e tenho três filhos pequenos”, disse o aposentado.

“Eu tive uma oportunidade única. Realmente fiquei com medo pelas ameaças e quando tentaram me matar, mas agora já passou. Qualquer coisa é melhor que a carceragem de Bacabal”, assinalou o detento Paulo dos Santos Silva.

O lavrador José Ribamar da Silva também é vizinho de um dos onze presos que foram liberados por decisão da 2ª Vara da Comarca de Bacabal. Ele também não consegue esconder o medo. “Essas pessoas foram presas e ganharam a liberdade. Isso é revoltante”, disse o lavrador. “Nós conhecemos esses bandidos. Não foi a primeira vez que eles cometeram crimes. Acredito que não será a última, ainda mais com essa ajuda”, assinalou.

Os detentos que cumprem a prisão domiciliar estão sendo monitorados por oficiais de justiça da 2ª Vara da Comarca de Bacabal e não por agentes penitenciários, como determinou o juiz Carlos Roberto de Paula. Todos estão felizes com o novo regime. Não somente estão fora da superlotação das unidades prisionais como agora podem ficar com a familiar, ler, fumar, ingerir bebidas alcoólicas e receber visitas a qualquer momento. A única restrição é que eles não podem sair de casa. Caso deixem suas residências, eles serão considerados foragidos.

José Ribamar, vizinho de um dos presos, está com medo: "Nós conhecemos esses bandidos. Não foi a primeira vez que eles cometeram crimes. Acredito que não será a última".


Quem vê Paulo Wendell de Oliveira Sousa, de 20 anos, ou Evandro Lima, de 23, conversarem com amigos, vizinhos e familiares nas salas de suas residências não é capaz de imaginar que ambos estão com prisão preventiva decretada pela justiça pelos crimes de assalto a mão armada e formação de quadrilha.

Com o regime de prisão domiciliar, Wendell voltou a assistir desenhos animados e ler revistas evangélicas. Evandro Lima agora brinca tranquilamente com sua filha e joga conversa fora com a mãe e amigos. “Minha namorada já veio aqui e meus amigos também. Depois do inferno que passei, isso aqui é um paraíso”, declarou Wendell, que passou pouco mais de um mês na carceragem da delegacia de Bacabal.

Evandro Lima, do outro lado, ainda resigna-se com os motivos pelos quais ele foi preso. Ele alega ser apenas um funcionário da feira de Bacabal e que foi vítima de uma emboscada. “As pessoas não têm medo de mim. Nunca fiz nada. É estranho ficar em casa trancado. Ao menos, tenho minha família ao lado o tempo todo e não preciso revezar em um chão frio para dormir como ocorria na delegacia”, disse ele .

O juiz da 2ª Vara de Bacabal, Carlos Roberto de Paula, autor da medida, admitiu que, realmente, é difícil fiscalizar o cumprimento total da medida. Até o momento, nenhum preso beneficiado com a prisão domiciliar foi considerado foragido. “Não tenho nenhuma garantia (de que eles irão cumprir pena em casa). Agora, não estou fazendo nada contra a lei. Não há garantia nem quando ele está preso na delegacia, porque eles fogem. Ainda digo mais, porque eles cumprem muito mais prisão domiciliar do que em delegacia. Porque o índice de evasão é maior na delegacia”, declarou o juiz.

Carlos Roberto de Paula também admitiu que a medida, de fato, traz um sentimento de impunidade. “Para a sociedade fica um sentimento de impunidade e de revolta, isso é natural. A sociedade tem sido vítima da violência que, em parte, ela também acaba produzindo. Por quê? Porque na hora em que ela deixa de exigir de quem governa os seus direitos, ela acaba sendo também responsável”, finalizou.

Rafael Valério Gomes, de 65 anos, é um lavrador como outro qualquer do interior do Maranhão. Após anos trabalhando na roça, ele está aposentado há quatro, vítima de doenças como diabetes e câncer de próstata.

Mas a maior decepção do lavrador não é com as doenças. É com o próprio neto, Paulo dos Santos Silva, de 23 anos, que cumpre pena por assalto e associação com o tráfico. Paulo dos Santos Silva é viciado em crack, conforme seu Rafael Valério, e a vida criminosa do detento começou na própria casa. “Ele chegou a roubar 18 sacas de arroz minhas para sustentar a droga”, disse o lavrador. “Eu vivo doente e fico cada vez pior quando sei de uma notícia ruim do meu neto. Meu neto está me matando”, complementou.

Seu Valério, como é conhecido pela comunidade, é um cidadão simples, pacato, bem humorado e receptivo. Mora em um bairro de Bacabal conhecido pelo grande número de bocas-de-fumo e pontos de venda de drogas. Com uma vida dedicada ao trabalho, Valério queria apenas que o neto seguisse uma vida normal. Normal como a dele. “Sempre vivi de forma digna. Por que meu neto não consegue? Se for para ele ficar nessa bandidagem, acho melhor ele ficar na cadeia. Agora, achei a decisão do juiz acertada. Afinal, aquela cadeia era um inferno”, desabafou o lavrador.

Decisão do TRT considera ilegal greve de agentes de endemias de São Luís‏

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou ilegal a greve dos agentes de endemias de São Luís. O desembargador Gerson de Oliveira Costa deferiu Ação Ordinária de Ilegalidade de greve com pedido de tutela antecipada, impetrada pela Procuradoria Geral do Município, para declarar abusivo e ilegal o movimento paredista deflagrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema).

“Nós entramos com Ação Ordinária para declaração de ilegalidade de greve e pedimos uma tutela antecipada porque entendemos que essa greve não obedeceu ao que determina a Lei Nº 7.783/1989. Ou seja, havia alguns requisitos que deveriam ser cumpridos e não foram. Quanto ao pleito da categoria, provamos nos autos que foi atendida quase a totalidade das reivindicações, então não havia motivo para a deflagração do movimento”, afirmou o procurador-geral do Município, Francisco Coelho Filho.

O procurador adiantou ainda que a acolhida da ação por parte do Tribunal Regional do Trabalho determinou o retorno imediato de 50% dos trabalhadores, sob pena de multa diária de 10 mil reais. “Foi determinado ainda que o Sintracema evite fazer qualquer tipo de piquete, de reivindicação mais agressiva que venha a impedir o exercício da atividade dentro da Secretaria de Saúde do Município”, complementou.

PF deflagra operação e prende prefeito de Barra do Corda e seus familiares

A Polícia Federal está deflagrando nesta quinta-feira (03) a operação "Astíases" no Maranhão. O prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, e alguns de seus familiares já estariam presos. A Operação foi batizada de Astíáses, que significa saqueadores.

Além do prefeito foram presos a esposa dele, Janaína, além dos dois filhos, sendo um deles Pedro Teles, secretário de finanças da prefeitura.

Eles são acusados de desvio de recursos públicos, e foram transferidos para a sede da Superintendência da Polícia Federal, em São Luís.

Entenda o caso

O Tribunal Regional Federal, com sede em Brasília, foi que decretou a prisão do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, como ele é mais conhecido.

O TRF acatou pedido do Ministério Público Federal por causa de denúncias de desvios de recursos dos programas federais. O processo vem rolando há alguns anos.

O pedido foi através de uma carta precatória com ordem de prisão. Nenzim permanece foragido. Desde o início do ano ele não tem mais comparecido ao município que administra.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Contas da União Manoel Mariano Souza foi condenado a devolver R$ 1.624.238,86 aos cofres do Tesouro Nacional, por não comprovar a correta aplicação de recursos públicos federais repassados ao município.

Além de o parecer técnico verificar a inexecução de vários itens, modificações previamente não autorizadas e suposta realização de serviços não previstos, nenhum dos 15 cheques mencionados na relação de pagamentos tinham como destinatária a empresa de construção contratada, Ecinza Engenharia Mecânica Ltda. Os beneficiários dos pagamentos eram a própria prefeitura e o filho de Nenzim, que foi secretário de obras na primeira gestão dele como prefeito.

A verba foi transferida, por convênio, para obras de contenção de encostas e recuperação de áreas degradadas no município. Souza ainda terá de pagar multa de R$ 70 mil, também aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. A empresa de construção foi declarada inidônea, pelo prazo de cinco anos.

A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Sherman Cavalcanti foi o relator do processo.

Mais recentemente, a prefeitura de barra do Corda apareceu para ser contemplada por emendas parlamentares que serão para aplicar na infraestrutura de turismo da cidade, ao valor de mais de R$ 8 milhões.

Existe desconfiança de que lobistas autuaram em favor da prefeitura para que as emendas empenhadas pelo Ministério do Turismo sejam despejadas nos cofres daquela cidade.

Programa da Rede Globo flagra o descaso nas delegacias do Maranhão

Matéria divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (30/01), aborda o caos nas delegacias do Brasil, em especial no Estado do Maranhão. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) destaca que este é o símbolo da “ótima” administração do estado – governado por Roseana Sarney (PMDB-MA).

A equipe de reportagem registrou, em vídeo, flagrantes do descaso e desrespeito a condição humana. Detentos numa jaula ao relento pegando sol e chuva – com possibilidade de contrair doenças. Um dos detentos entrevistados relatou que desejava a morte para sanar tamanho sofrimento. A delegacia de Bacabal, a cerca de 250km de São Luis, por exemplo, abriga em uma jaula 30 presos. A falta de higiene é tanta que os funcionários dizem criar uma jibóia, para que ela coma os ratos do local.

Para obter a radiografia das delegacias brasileiras, o Fantástico percorreu mais de três mil quilômetros, em cinco estados. Além do Maranhão, São Paulo, Goiás, Tocantins e Pará estão em desrespeito com a vida humana.

Caso Adelson Araújo – Na mesma matéria, foi divulgado outro caso também de desrespeito. Mesmo com ordem judicial, a polícia não prendeu Adelson Araújo – fazendeiro suspeito de ser o mandante da morte de dois funcionários da sua fazenda em Açailândia, em 2010. Adelson foi encontrado em um bar ao lado da casa dele dando risadas e distribuindo cumprimentos.

Indignado com a situação, o deputado Domingos Dutra esteve reunido na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) hoje, pela manhã, com o advogado Antonio Filho, membro do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH), que teve de sair às pressas do estado após a prisão de Adelson Araújo por sofrer ameaça de morte ao denunciar a violência, o crime e a impunidade no Maranhão por fazendeiros que praticam o trabalho escravo.

Audiência pública – Para sanar as barbaridades ocorridas no estado, em especial o trabalho escravo, o deputado Domingos Dutra solicitou a CDHM uma audiência pública em Açailândia, no dia 24/02.

Mário Macieira é escolhido membro de Conselho Nacional para Exame de Ordem


O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, foi um dos cinco presidentes de Seccionais do Brasil a ser designado membro do Conselho Gestor de Aplicação do Exame de Ordem 2010.3, pelo Conselho Federal da OAB/MA.

Com ele, foram também designados para a função os presidentes da OAB/DF, Francisco Caputo; do Pará, Jarbas Vasconcelos; da OAB/PR, José Lúcio Glomb e da OAB do Estado de São Paulo, Luiz Flávio Borges. A escolha de Macieira é um reconhecimento à sua destacada atuação em favor do Exame Nacional da Ordem. Quando foi presidente da Comissão de Exame de Ordem, em 2004, ele elaborou um parecer com a proposta de Unificação Nacional do Exame da OAB, responsável pela padronização que impôs mais segurança e transparência ao certame.

Por meio do Exame de Ordem, a OAB - representada pelo Conselho Gestor de Aplicação do Exame - não somente analisa a capacidade profissional do examinando como promove a confirmação de seu conhecimento e a devida aceitação social de sua aptidão.

A criação do Conselho integra uma das mais importantes preocupações da OAB, que é a atualização e o aperfeiçoamento profissional de seus advogados, por meio de cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e de encontros jurídicos, entre outras atividades, realizadas em cada Seccional.

A primeira fase do Exame de Ordem consiste na Prova Objetiva, composta por 100 questões, com duração de cinco horas. A prova será aplicada no dia 13/02 e seguirá o mesmo padrão das provas objetivas dos Exames anteriores, sendo que a única inovação sobre as matérias refere-se a Direitos Humanos, na forma do item 3.4.1 do Edital do Exame de Ordem 2010.3.

Os locais para realização do Exame de Ordem deverão ser divulgados até a próxima segunda-feira (7/02). Já a Prova Prático-Profissional está prevista para o dia 27/03.

Ladrão ''azarado'' rouba frentista, mas é preso dentro de posto

A polícia prendeu um assaltante muito 'azarado' na manhã desta quarta-feira (2). Jaudemir Rodrigues Garcia foi preso durante tentativa de assalto a um posto de combustível no bairro do Anil, em frente ao Campus do Ceuma III.

Jaudemir Rodrigues Garcia chegou ao posto em uma motocicleta como se fosse cliente. Ele pediu ao frentista que abastecesse o veículo. No momento que o frentista iria abastecer a motocicleta, Jaudemir anunciou o assalto.

O assalte levou a quantia de R$ 30 e o aparelho celular do frentista. No entanto, ao sair do local do crime, Jaudemir Rodrigues Garcia foi surpreendido por uma viatura da polícia e foi preso praticamente dentro do posto de combustível.

Os policiais conduziram o acusado ao Plantão Central da Beira-Mar, onde foi autuado em flagrante por assalto.

Inauguração do Fórum Eleitoral de São Bento

Cumprindo o cronograma de inauguração dos novos fóruns eleitorais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Raimundo Freire Cutrim, inaugura nesta quinta-feira, o 24º fórum padronizado do Maranhão, Fórum Eleitoral “Milson de Souza Coutinho”.

O novo Fórum tem 369,13 m², situado em um terreno com área de 1.233,58 m², central de atendimento climatizada com 6 guichês, depósito de urnas e auditório para treinamento e reuniões.

A moderna estrutura beneficiará os eleitores de São Bento e dos municípios de Palmeirândia, Perim Mirim e Bacurituba’, atingindo em torno de 56 mil eleitores.

A cerimônia de inauguração ocorrerá próximo ao novo Fórum da Justiça Comum, no município de São Bento.

Vereadores de São Luís querem nova sede para o Parlamento municipal

A Câmara de Vereadores de São Luís deu início ontem ao biênio 2011-2012 sem muito alarde. A sessão solene serviu ainda para dar posse aos dois novos vereadores: Marlon Garcia (PTdoB) e Edmilson Jansen (PTC). Eles assumiram nos lugares de Lourival Mendes (PTdoB) e Edvaldo Holanda Jr. (PTC), respectivamente, que foram eleitos deputados federais.

O presidente da Casa, Isaías Pereirinha (PSL), afirmou novamente que não desistirá até conseguir uma nova sede para o Parlamento municipal. “Iniciamos este período legislativo com a difícil missão de conseguir uma nova sede. Estamos buscando a parceria da prefeitura e do governo do estado. Buscaremos parceria até no exterior se for preciso, mas não ficaremos sem a nova sede”, afirmou.

A principal vereadora da oposição, Rose Sales (PCdoB), mostrou que os vereadores estão afinados neste intuito. “É de fato muito necessário um esforço conjunto para a nova sede. Se a estrutura de hoje não comporta, imagina com a chegada de mais vereadores”, disse. A Câmara terá 10 vereadores há mais a partir de 2012.

O presidente falou também da perda de recursos e do congelamento do salário dos vereadores. “Esta Casa perdeu 0,5% de repasse do FPM, o que equivale a R$ 400 mil.

O que nos obrigou a tomar medidas de cortes. Queria contar com o apoio de todos os parlamentares. Vamos esperar que nossa arrecadação melhore para que não tenha que tomar medidas mais impactantes. Mas estamos ingressando com uma ação judicial para que a ministra Carmem Lúcia (presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral), reveja esta situação. O Congresso Nacional aprovou um aumento para eles, que gerou um efeito cascata nos parlamentos estaduais. Mas nós decidimos não aumentar os salários dos vereadores por acreditar que isto seria uma verdadeira zombaria aos trabalhadores”, afirmou.

Roseana em maus lençóis

Depois que o deputado Manoel Ribeiro (PTB), lançou sua candidatura à presidência da Assembléia, eu achava que o Governo estava forte, mas agora após a eleição estou achando que a governadora vai ter muito trabalho para arrumar as coisas entre seus aliados.

Analise comigo o seguinte. Primeiro o deputado Ricardo Murad lança-se candidato, e parecia que tinha tudo sobre controle, mas ai alguém vem e diz ao deputado Manoel Ribeiro, lança a tua candidatura porque eu quero você na presidência da casa. Manoel cumprindo ordens lançou sua candidatura, provocando rebuliço geral nos bastidores políticos.

Alguns deputados sabendo quem é Manoel, para não verem o que viram no passado, resolveram lançar uma chapa para concorrer à eleição. Ai foi que, os parlamentares escolheram o decano da casa o deputado Arnaldo Melo para encabeçar a chapa.

Talvez por falta de confiabilidade, os governistas tentaram de todas as formas elegerem Manoel Ribeiro. No inicio da manhã era negociação pra lá, negociação pra cá e assim foi até que os deputados se confinaram não falaram com mais ninguém da chapa governista.

Não se separaram hora nenhuma e ganharam a eleição por 25 votos a 17 da outra chapa.

Temos informações que, a governadora existiu até o ultimo momento para o deputado Ricardo Murad não sair da disputa porque ela queria saber realmente quem era do seu lado e quem não era.

Por isso mesmo até mesmo antes da votação ainda existiam rumores que Ricardo poderia concorrer mesmo com a pressão vindo de Brasília para Manoel Ribeiro ser eleito presidente da Assembléia.

Durante todo momento avia muita expectativa por parte de correligionários, amigos e dos queriam volta a ter cargos bons como quando Manoel era presidente.

Até um antigo funcionário da casa, estava lá também para quem sabe, conseguir alguma coisa, já que ele era o diretor de recursos humanos.

No seu discurso o novo presidente me deixou um pouco assim, curioso, quando lembrou que votou na governadora, nos senadores Lobão e João Alberto em alguns deputados federais. Será que ele não quis dizer, ou melhor, reclamar que não estava sendo privilegiado?
Veja o que disse Arnaldo Melo.

“Nós temos uma ligação política com a governadora Roseana Sarney, em quem eu votei para governadora, para quem eu pedir voto para governadora, votei na presidente Dilma Rousseff, votei nos senadores Lobão e João Alberto, sinto-me legitimo não porque pertenço a esta ala, mas porque sou um homem maranhense com seis mandatos de deputado e sempre procurei selar pela honradez pela dignidade”, disse.

Depois disso tudo, eu só sei uma coisa, quem saiu mesmo desprivilegiada foi à governadora Roseana Sarney por não conseguir eleger nem Ricardo nem Manoel Ribeiro nem mesmo emplacar a candidatura de Max Barros que por sinal era a ultima tentativa de barrar Arnaldo Melo.

Pôs é, se o PDT por algum motivo cambaleou pra banda de lá, parece que tem gente do lado de lá vindo pro lado de cá. É o caso do deputado Evilazio, J. Pinto, Carlos Filho, André Fufuca dentre outros.

Agora nos resta aguardar pra ver como vão transcorrer os acontecimentos na assembléia Legislativa.

Arnaldo Melo é o novo presidente da assembléia Legislativa


A chapa “União pelo Maranhão” venceu a eleição para a Mesa Diretora da Assembléia na manhã desta terça-feira (01).
A chapa, conhecida por “bloquinho”, elegeu para presidente o deputado decano da casa com seis mandatos Arnaldo Melo para o biênio 2011-2012.
Além do deputado peemedebista, foram eleitos para a compor a mesa diretora todos os membros da mesma chapa: Marcos Caldas (PRB) como 1º vice; Neto Evangelista (PSDB) como 2º vice; Francisca Primo (PT) como 3º vice; Afonso Manoel como 4º vice; Hélio Soares (PP) como 1º secretário; Jota Pinto (PR) como 2º secretário; Edilázio Júnior (PV) como 3º secretário e Cleide Coutinho (PSB) como 4º secretário.
Arnaldo Melo garante que o parlamento do Maranhão será um dos melhores do país.
“O parlamento do Maranhão será um dos melhores do país porque, será dirigido com simplicidade, eu acredito nas coisas simples, foi com esta humildade e seta simplicidade de que um grupo de deputados e deputadas me urgiu de forma inusitada para que eu assumisse o compromisso de dirigir esta casa com responsabilidade”, garante Arnaldo Melo.
O presidente prega harmonia entre os poderes.
“Este Poder Legislativo procurará trabalhar de forma harmônica com os outros poderes, porque assim a Constituição exige, no país que vive a democracia, é muito importante que o Poder Executivo esteja harmônico com o Poder Judiciário, é muito importante que o Poder Legislativo com o executivo, mas é muito mais importante que aja respeitabilidade a representatividade de cada homem e cada mulher que veio para esta casa” disse Arnaldo.
Arnaldo ressalta ainda a sua ligação política com a governadora Roseana Sarney.
“Nós temos uma ligação política com a governadora Roseana Sarney, em quem eu votei para governadora, para quem eu pedir voto para governadora, votei na presidente Dilma Rousseff, votei nos senadores Lobão e João Alberto, sinto-me legitimo não porque pertenço a esta ala, mas porque sou um homem maranhense com seis mandatos de deputado e sempre procurei selar pela honradez pela dignidade”, completa ele.
A chapa de Arnaldo venceu a eleição com 25 votos contra 17 da outra ala da base governista que tinha como candidato a presidente o deputado Manoel Ribeiro (PTB).
O deputado Ricardo Murad (PMDB), mais cotado para assumir a cadeira, retirou sua candidatura nesta segunda-feira, após a falta de consenso em torno do seu nome.