Violência eleitoral assusta população no Estado do Maranhão

Eleições é uma das mais violentas no Maranhão com atentados a deputado, tiros em comícios e mortes de candidatos a vereador.
Esta semana, o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA) sofreu dois atentados no mesmo dia em Santa Inês. Um empresário foi morto num comício em Arame. Antes, um candidato a vereador foi morto em São Luís, e outro em Barra do Corda
O Estado do Maranhão voltou a viver nas eleições municipais deste ano, com o acirramento das disputadas para as Prefeituras e Câmaras Municipais do interior, um dos processos eleitorais mais violentos do Brasil.
São vários registros de atentados de morte a candidatos a prefeito, agressões e tiroteios em comícios e até mesmo execuções de candidatos a vereadores, em diversos municípios. Grande número de candidatos tem pedido garantia de vida. E 26 cidades do Estado foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral a receber tropas das Forças Armadas para garantir segurança no dia da eleição - 7 de outubro.
Esta semana, mais dois fatos engrossaram as estatísticas da violência eleitoral no estado, ambas no mesmo dia, (ontem 27), e quase que simultânea (à noite): dois atentados a um candidato a prefeito em Santa Inês, e a execução de um empresário em um comício em Arame.
DEPUTADO SOFRE DOIS ATENTADOS EM SANTA INÊS
Primeiro foi o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA), que disputa a prefeitura de Santa Inês - considerada uma das cidades mais violentas do Estado – e do Brasil, por ser entroncamento rodoferroviária para o Norte e Centro-Oeste.
Alves, que esta semana ultrapassou a todos e alcançou a liderança nas pesquisas de intenção de votos, escapou de dois atentados de morte na mesma noite, ele deve receber neste sábado (29) a declaração de apoio do ministro Aldo Rebelo.
O primeiro atentado ocorreu por volta das 21h30 e partiu de um homem que estava armado, aguardando apenas o término da manifestação. Ribamar Alves foi informado e retirado às pressas do local por seguranças, o homem tratou de se evadir do local e a polícia demonstrou pouco interesse em sair na sua perseguição. O fato foi presenciado por algumas pessoas que, afirmam terem visto o momento em que o pistoleiro tirou a arma da cintura para se aproximar do local em que o parlamentar discursava.
A segunda tentativa foi logo em seguida. Ribamar Alves estava em um hotel, cercado de seguranças e amigos, quando uma senhora, que estava do lado de fora, queria conversar com ele. Como é costume Alves abraçar as pessoas, a senhora estava armada com uma faca. Descoberta a tentativa, a mulher não teve tempo de correr e chegou a ser presa pelas pessoas que se achavam no local. Alves comunicou o fato á Secretaria de Segurança Pública, pedindo proteção de vida. A coordenação da campanha diz que o deputado tem como adversário o empresário conhecido na cidade como Nono, amigo de Júnior Bolinha– que está envolvido com pistolagem e a morte do jornalista Décio Sá - com quem o empresário fazia negócios.
EMPRESÁRIO EXECUTADO EM COMÍCIO
O outro registro violento das eleições maranhense, esta semana, foi à morte do empresário e pecuarista, Wilson Guimarães Sousa, de 46 anos, no município de Arame – lugar de grandes conflitos agrários e sociais do estado, e que fica a 476 km de São Luís.
“Grande”, como era conhecido, levou três tiros na cabeça na noite de ontem (27), durante um comício que estava sendo realizado no povoado Lagoa do Cocal. Informações da polícia revelam que a execução não teria características políticas, uma vez que o empresário já havia registrado diversas queixas na delegacia contra a família de sua mulher. No entanto, o empresário já teria recebido diversas ameaças de morte. Ele chegou a se negar a participar do comício, mas foi convencido pelos próprios irmãos. O pistoleiro agiu num momento em que ‘Grande’ estava sozinho. Estava separado da mulher e era um dos homens mais ricos do município.
MORTE DE CANDIDATOS A VEREADOR
Na semana passada, um ato de violência destas eleições ganhou espaço nos blogs e jornais do Maranhão: a morte do vereador e candidato a reeleição, Aldo Andrade, da cidade de Barra do Corda. O crime teve características de pistolagem. O fato ainda está sendo investigado pela polícia.
Logo no inicio da campanha eleitoral (dia 14 de agosto), um candidato a vereador do PDT em São Luis, foi assassinado à noite, após presenciar um assalto a uma mulher e tentar impedir a ação dos ladrões. Allisson Rhobert Silveira, 33, estava na companhia da namorada no centro da cidade (Rua São Pantaleão), quando ocorreu o crime. Ele foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local.
MORTE DE SECRETÁRIOS E ATENTADO À PREFEITA
Até secretários municipais estão sendo vítimas de violência eleitoral, este ano, no interior maranhense, na cidade de Brejo, a casa do secretário de Educação foi alvejada por tiros de revólver. E também naquela cidade, o presidente da Câmara Municipal teve a casa invadida e apedrejada.
Ontem (27) foi assassinado à bala o secretário de Meio Ambiente da cidade de Santa Luzia do Tide, Elias Mendes Sousa, ele foi morto na porta da própria residência, também por motivações políticas.
Na última terça-feira (25) quase morre a prefeita de Araioses, Luciana Trinta, no povoado Mocambo, quando fazia uma visita de campanha no local. Oito homens partiram pra cima dela com facas, paus e pedras. Se não fosse a interferência de terceiros, a prefeita teria sido mais uma vítima da violência.
VIOLÊNCIA EM ESTREITO E PAÇO DO LUMIAR
No dia 18 de setembro o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), fez um pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, alertando para o agravamento da violência no estado do Maranhão, por motivo eleitoreiro.
O parlamentar informou de dois os assassinatos ocorridos recentes, um no município de Senador La Rocque, em um comício do PT. E de um ato de violência ocorrido na cidade de Estreito, na divisa com o Tocantins. “Estive naquele município, acompanhando a candidata Verbena, cujo vice é o companheiro Manoelzinho. Lá, o candidato adversário mandou um grupo, armado fazer provocações com máquinas filmadoras. O grupo acompanhou a passeata até o local onde realizaríamos um ato, à noite. Ao final, os provocadores promoveram um tumulto na reunião realizada em um bairro de Estreito. Criada a confusão, pedi que a Polícia Militar fosse até lá. A policia foi, mas, passados 10 minutos, retirou-se, porque, segundo alguns policiais, a ordem da governadora era a de proteger apenas o candidato do seu lado e desproteger os adversários”, denunciou o deputado.
Dutra também denunciou a agressão que sua família sofreu semana anterior (dia 6 de setembro) “Em Paço do Lumiar, onde moro, minha residência foi atacada pelo candidato adversário, do PR. Chutaram a casa, quebraram um telão e agrediram o meu filho, além de outros atos e provocações que têm ocorrido ao longo da campanha”.
Ele alertou que “é evidente que, à medida que o dia das eleições de aproxima, as campanhas esquentam”. E cobrou reforço na segurança de algumas cidades maranhenses. “É importante que se garanta segurança durante o período eleitoral”.
TROPAS FEDERAIS PARA 26 CIDADES
Diante do acirramento da violência no estado do Maranhão este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou esta semana enviou de tropas das Forças Armadas para garantir a segurança no dia da eleição (7 de outubro), em 26 cidades: Os municípios são: Barra do Corda, São Mateus do Maranhão, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú.
GARANTIA DE VIDA
Por esses motivos, agressões, atentados, ameaças de morte etc -, vários candidatos a prefeitos (como no caso do deputado federal Ribamar Alves, em Santa Inês) entraram com pedido de garantia de vida.
O deputado Domingos Dutra, deu entrada nesta sexta-feira (28), a um documento à Presidência da Câmara dos Deputados (Marco Maia) e junto a Policia Federal, relatando a situação de violência nestas eleições, em Paço do Lumiar, e pedindo garantia de vida para ele e a sua esposa Nubia Dutra, que é candidata a prefeita.
Em um trecho do documento Dutra diz que “Paço do Lumiar se transformou em berço de quadrilhas. Além da cassação da prefeita e do envolvimento de todos os vereadores da Câmara Municipal em atos de corrupção; o ex-vereador Junior do Mojó está preso envolvido no assassinato de um empresário, um dos envolvidos no assassinato do jornalista Décio Sá foi preso no território de Paço do Lumiar”; e denuncia que “este ambiente de impunidade está contaminando o processo eleitoral do Município. O candidato denominado Josemar Sobreiro tem feito uma campanha agressiva em relação à requerente Nubia Dutra”.

(Por Gil Maranhão, para Agência Política Rede Genésio Jr.)