Adeus macaxeira: dirigente petista protocola pedido para que o PT delibere sobre rompimento como o governo Roseana Sarney

-->
 Por Robert Lobato

A eleição de Edivaldo Holanda Júnior para prefeito de São Luis colocou, como o blog já havia dito, as eleições de 2014 na pauta política do Maranhão.
Augusto Lobato: dirigente protocola pedido para que o PT delibere sobre rompimento com o governo Roseana Sarney
Uma das primeiras reações pós-eleitorais aconteceu nesta manhã, quando vice-presidente do PT, Augusto Lobato, protocolou um documento no Diretório Estadual do PT solicitando que seja convocada reunião extraordinária para tomar uma posição sobre a permanência, ou não, dos petistas no governo Roseana Sarney (PMDB).
O documento de Lobato chega num momento onde há um claro descontentamento do PT com o tratamento dispensando ao partido pelo Palácio dos Leões. Até mesmo aliados do vice-governador, Washington Oliveira, não esconde chateações de participar de um governo onde os petistas possuem pouco espaço, e desse pouco espaço que existe, nada importante ou fundamental os petistas apitam pra valer.
Entretanto, a maioria dos agrupamentos internos ligados a Washington, entende que ainda há como salvar a aliança PT/PMDB, mas para isso a governadora Roseana Sarney e governo deveriam inaugurar uma nova relação com o petismo local, o que significa mais espaços para que o partido possa imprimir, efetivamente, uma marca mais progressista ao governo.
Factoide ou não de Lobato, o fato é que o fortalecimento eleitoral do grupo oposicionista ligado ao presidente da Embratur. Flávio Dino, reforçado ainda mais com a vitória de Holandinha na capital, mexeu completamente com os ânimos dos petistas locais, que a cada dia tendem a embarcar de vez na onda dinista.
O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, admitiu que há insatisfação na base do partido em relação ao governo e disse que o documento protocolado pelo vice-presidente é legitimo e que irá marcar uma data para a reunião extraordinária.
A seguir, a íntegra do documento assinado pelo dirigente Augusto Lobato:
Sr. Presidente do Diretório Regional do PT,
Raimundo Monteiro,
Considerando:
O resultado das eleições municipais e a derrota da oligarquia Sarney na capital do Estado;
O apoio da maioria da executiva estadual, das tendências internas e dos filiados e das filiadas e de toda a bancada estadual do PT à candidatura de Edivaldo Holanda Júnior;
O fato público e notório de que o governo Roseana Sarney não tem qualquer compromisso com a reversão dos baixos indicadores de desenvolvimento humano do Maranhão,
Solicito que seja convocada reunião extraordinária do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores para avaliar e deliberar sobre o rompimento com o governo da oligarquia, recomposição do campo democrático e popular no Estado e organização de forma transparente e democrática do Processo de Eleição Direta – PED, que escolherá a nova direção política do nosso partido.

Atenciosamente,
Augusto Lobato
Vice-presidente do PT do Maranhão

Léo Cunha e prefeito eleito de Estreito são recebidos pelo governador em exercício


O deputado Léo Cunha já começou a colocar em prática seu plano de promover a aproximação dos prefeitos eleitos, com seu apoio, e o governo do Estado. Terça-feira (23), o parlamentar esteve acompanhado do novo prefeito de Estreito, Cicin (PMDB), no gabinete do governador em exercício Washington Luis (PT).
Cicin foi um dos oito prefeitos eleitos na região Tocantina com o apoio do deputado, os outros foram: Sebastião Madeira (PSDB) em Imperatriz; Evando Viana de Araújo (PRB) em Governador Edison Lobão; Ivanildo Paiva (PRB) em Davinopólis; José Aldo (PRB) em São João do Paraíso; Vagtônio Brandão (PR) em Buritirana; Cristiane Damião(PT do B) em Bom Jesus das Selvas; e Dr. Valdivino (PV) em Montes Altos .
Na opinião do deputado ao promover a aproximação desses novos prefeitos com o executivo estará facilitando a viabilização dos recursos, para que as obras sejam executadas nos municípios. “Nesses encontros os prefeitos poderão falar diretamente com o governo sobre suas reivindicações, o que facilita seu atendimento,” disse.
No encontro da semana passada, o deputado solicitou ao governador em exercício que algumas obras, em especial, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura sejam contempladas pelo orçamento do Estado do próximo ano. “Essas áreas são no geral as que mais necessitam de investimentos em todos os municípios da nossa região, por isso sua execução é de vital importância,” ressaltou.
Visita de novos prefeitos
Após as eleições o deputado já recebeu em seu gabinete a visita dos novos prefeitos: Vagtônio Brandão(Buritirana), Evando Viana(Governador Edison Lobão), José Aldo(São João do Paraíso) e Cicin (Estreito).
Antes de se reuniu com o governador em exercício, o parlamentar já havido, inclusive, sido recebido, no último dia 17, pelo secretário de Assuntos Politicos, Hildo Rocha, juntamente com Evando Viana (PRB), o prefeito eleito em Governador Edison Lobão.   
O encontro teve como objetivo articular com o secretário para que os prefeitos eleitos sejam recebidos pelo chefe do executivo, a fim de que possam falar sobre as prioridades para seus municípios.
“Como deputado estadual devo intermediar essa conversa a fim de que essas reuniões possam acontecer, estreitando o relacionamento entre esses prefeitos e o governo,” enfatizou Léo Cunha.

Deputado Domingos Dutra elogia Plano que vai beneficiar pescadores e aquicultores


O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) elogia o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela presidente Dilma Rousseff, através do qual o governo federal que pretende resgatar 100 mil famílias da linha da pobreza, tendo como público-alvo pescadores artesanais, aquicultores, comerciantes, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor, além de jovens empreendedores, cooperativas e associações.

Durante a solenidade de lançamento do Plano, o governo anunciou investimentos de R$ 4,1 bilhões na expansão da aquicultura para a modernização da pesca, o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro em todo o País.

Para o deputado maranhense, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura pode reparar dívidas sociais que o governo - federal, estadual e municipal - tem para com as famílias de pescadores e aquicultores, além de incentivar a melhoria da qualidade de vida dos pescadores artesanais, mulheres que sobrevivem da produção de mariscos, jovens empreendedores do setor da pesca, além de fortalecer o cooperativismo nessa área.

De acordo com a Presidenta Dilma, os investimentos anunciados hoje (R$ 4,1 bilhões) visam atender à demanda interna e ampliar as exportações do País. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014. O governo pretende, com o Plano, dobrar até 2015 o consumo brasileiro de pescado, passando dos atuais 9 kg para 13,8 kg por habitante/ano.

O deputado Domingos Dutra também destacou que entre as ações do Plano Safra da Pesca e Aquicultura estão: a liberação de linhas especiais de crédito – com juros mais baixos, prazos de carências maiores e ampliação dos limites; a assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores e aquicultores; a escavação de 60 mil tanques, que produzirão 78.750 toneladas de pescado ao ano; dentre outras.

Também haverá investimentos para a melhoria das embarcações, modernização da indústria da pesca, incrementação do sistema de comercialização do pescado e mariscos, além da criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias MPA / MAPA - Embrapa Pesca e Aquicultura; a promoção de 75 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a reestruturação de nove unidades de produção. Os recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura serão provenientes do Crédito Rural: Pronaf, Prodecoop, Pronamp, Procap-Agro e Moderagro. 

 Assessoria de Imprensa

Guaranis-Kaiowás: Índios preferem a morte a serem expulsos de suas terras


Por Deputado Domingos Dutra(PT/MA)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Já anunciei por diversas vezes, na tribuna da Câmara, a falta de atenção das autoridades brasileiras para com os índios de todo o território Nacional, em especial aos da tribo Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, condenados a deixarem suas terras pela Justiça Federal. Após várias tentativas frustradas de permanecerem em suas terras, os índios Guaranis-Kaiowás enviaram uma carta à Presidenta Dilma Rousseff pedindo para que os exterminem de uma vez por todas.
A comunidade é composta por 170 índios originários de tekoha Pyelito kue/Mbrakay. Todos vivem às margens do Rio Hovy, no município de Iguatemi/MS. Na carta, a comunidade informa está cansada de tanta injustiça e que há mais de um ano os índios estão sem assistência alguma, isolados e cercados de pistoleiros contratados por fazendeiros da região.
Matéria publicada pela jornalista Eliane Brum, na Época, na última segunda-feira(22), aponta que a cada seis dias, um jovem Guarani-Kaiowá tira a própria vida. A Revista também apresenta dados do Ministério da Saúde, divulgados neste ano, mostrando que de 2000 até a presente data, 555 indígenas dessa etnia cometeram suicídio, sendo a maior parte dos casos por enforcamento (98%) e cometidos por homens (70%), a maioria deles na faixa dos 15 aos 29 anos.
Em um dos trechos da carta, os índios relatam o desejo da comunidade: "Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais".
Recebi a decisão dos Guaranis-Kaiowás sem estranheza, pois, o fato já vinha sendo anunciado há décadas. 
Já se conhece o diagnóstico da realidade dos Guaranis-Kaiowás. O genocídio é antigo, mas o Estado não apura os crimes. Então, é preciso garantir a vida dos que estão marcados para morrer e tem que desarmar as milícias. Tudo que estamos dizendo aqui só vai fazer sentido se for tomada uma decisão política urgente. Uma das formas de aliviar a tensão é a presidenta Dilma Rousseff decidir pelo pagamento de indenizações a produtores que foram assentados em terras pertencentes aos povos indígenas.
Eu, juntamente com a deputada Erika Kokay(PT/DF) e o deputado Padre Ton(PT/RO), realizemos uma diligência aos Guaranis-Kaiowás, em Dourados/MS, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011. Identificamos diversos problemas enfrentados pela comunidade, dentre as quais estão os pistoleiros que fazem terrorismo ao dispararem tiros à noite, acuando e impedindo a passagem dos índios por suas fazendas. Outra triste e lamentável observação refere-se ao grande número de suicídio e jovens índios dependentes de álcool e drogas por falta de perspectivas futuras.
Sou do partido do governo, porém, é inaceitável que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário deixem desprotegidos os verdadeiros descobridores do Brasil.

Justiça se faz na luta!