Desocupação da reserva Awá Guajá pode se transformar em tragédia, adverte deputado

O Deputado Weverton Rocha adverte para tragédia que pode acontecer neste final de semana em decorrência da desocupação da reserva indígena Awá Guajá, prevista para este final de semana, no município de Bom Jardim. Amanhã (20), o parlamentar estará presente num ato público promovido por pequenos produtores e agricultores rurais que serão impactados pela Desintrusão.

O parlamentar voltou a denunciar esta semana, na Câmara Federal, a situação crítica das famílias de pequenos produtores e agricultores familiares que vivem na reserva e observou que, mesmo com a promessa do ministro da Justiça de criar uma mesa de negociação, está definido a ação de desocupação para esse fim de semana. 

Segundo Rocha, nenhuma fase do decreto foi obedecida e cerca de 7000 pessoas serão jogadas a própria sorte no meio das BRs maranhenses. "Não houve levantamento, avaliação, indenização e projeto de reassentamento. Só esse mês que lançaram um edital para compra de terras, mas não houve qualquer notificação sobre o manejo desse povo", ressaltou o parlamentar.

Weverton pede apoio do ministro da Justiça, da Presidenta Dilma e do Coronel Enzo do Exercito Brasileiro para que essas famílias maranhenses não sofram com esse destino. No dia 20 de dezembro o deputado estará presente numa to cívico com a presença dos pequenos produtores e agricultores rurais que serão impactados pela desintrusão da Awá Guajá.