Domingos Dutra rebate críticas do Senador Collor contra o Ministério Público e manifesta apoio ao procurador Roberto Gurgel

Deputado federal, Domigos Dutra.


 “O Senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) foi o responsável pela mais grave crise institucional da história recente do País e cassado por corrupção. Portanto, não creio que o mesmo tenha autoridade moral para questionar uma instituição tão imprescindível à cidadania como o Ministério Público brasileiro”, informou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deputado Domingos Dutra (PT/MA), durante discurso na última quarta-feira(6), no Plenário da Câmara.

A afirmativa foi uma crítica do parlamentar após discurso proferido pelo Senador Collor ao atacar o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel chamando-o de “chantagista, ímprobo e praticante de ilícitos administrativos e de crime de responsabilidade”.

Segundo Collor, o processo de crise e conflitos entre os Poderes da República está vinculado à conduta de alguns agentes, como Roberto Gurgel. Collor disse ainda que, além de atitudes criminosas, o procurador-geral agora vem querendo interferir nos outros Poderes. Collor acrescentou já ter apresentado sete representações nas instâncias de controle do Ministério Público e no Senado sobre a conduta de Gurgel.

“Fiquei espantado com o grau de violência do Senador Collor contra o Ministério Público Federal e contra o Procurador-Geral, Roberto Gurgel”, destacou Domingos Dutra ao informar que o Ministério Público é uma conquista da sociedade brasileira. “Foi a Constituinte que garantiu autonomia ao Ministério Público para defender os interesses difusos da sociedade”, rebateu o parlamentar maranhense. “É evidente que, no Ministério Público Federal e no Ministério Público estadual há defeitos, mas estes não autorizam o grau de violência verbal proferido pelo Senador Collor”.

De acordo com Domingos Dutra, o Ministério Público é hoje uma das instituições mais respeitáveis do Brasil. “Conheço dezenas de procuradores federais e promotores de justiça espalhados neste Brasil que correm risco de morte por se dedicarem totalmente a favor da cidadania”. No Ministério Público Federal, conheço os procuradores Marco Aurélio e Deborah Duprat que são exemplos de compromisso do Ministério Público com a Nação brasileira.

“Em nome do Ministério Público, me solidarizo com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, e com todos os demais procuradores em função da importância que o MP tem para com a cidadania brasileira”, concluiu Domingos Dutra.



Salis Chagas, Assessor de comunicação.




Governo Roseana tenta enganar o povo novamente com descoberta de gás

 Por Nildo Costa

Todo ano que antecede as eleições é assim, sempre tem uma mentira inventada pelo grupo político liderado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) no Maranhão. Em 2009 foi à descoberta de gás no Município de Capinzal do Norte. Esse gás nunca ninguém viu. Mas foi o carro-chefe da campanha da governadora Roseana Sarney (PMDB). Agora vem à mentira de que a OGX descobriu gás no Município de Trizidela do Vale.
O grupo político de Sarney tem como característica a mentira. Em 2002 era o Polo Siderúrgico que iria criar milhares de empregos no Maranhão, mais precisamente na Zona Urbana de São Luis. Até hoje nem Polo Siderúrgico, nem emprego, nem nada.
Em 2009 era a Refinaria de Petróleo da Petrobrás que seria instalada no Município de Bacabeira, também na Região Metropolitana de São Luis, gerando empregos para milhares de pessoas. O povo esperou e nada!
Também naquele ano, tinha a promessa da descoberta de gás em Capinzal do Norte, mas uma vez o povo ficou só na esperança.
Agora para tentar enganar quem tem memória curta, o governo de Roseana, que já endividou o estado em mais de R$ 5 bilhões, está inventando mais uma mentira: agora é a descoberta de gás em Trizidela do Vale.
Espero que o povo não caia nesta armadilha novamente.   
 

Pereirinha faz demissão em massa para agradar 19 vereadores

Por Luís Pablo Política

Vereador Isaías Pereirinha
Vereador Isaías Pereirinha
Absurdo. Essa é a palavra que define a atitude inconsequente do presidente da Câmara de São Luís, vereador Isaías Pereira, que fez demissão em massa no quadro da Casa Legislativa.

Pereirinha demitiu cerca de 500 funcionários que batia ponto todos os dias na Câmara. Todos estão revoltados com o vereador.
O pior é que a motivação do presidente da Casa foi, simplesmente, para agradar os 19 vereadores que apoiaram a sua reeleição.
Isaías Pereirinha, segundo o Blog do Luís Pablo apurou, presenteou cada parlamentar com 24 cargos de serviço prestados.
Agora, enquanto centenas de pessoas vão passar o carnaval de baixo de vara, outros 19 irão ficar debaixo de sombra e água fresca.

Henrique Eduardo Alves é novo presidente da Câmara dos Deputados

Por Nildo Costa

Há 42 anos como deputado federal, no 11ª mandato consecutivo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu ontem a presidência da Câmara dos deputados.
Embora seja alvo de denúncia de improbidade administrativa e acusado de beneficiar um ex-assessor com emendas parlamentares, o parlamentar foi eleito com 271 votos, derrotando os candidatos Julio Delgado (PSB-MG), que obteve 165 votos; Rose de Freitas (PMDB-ES), que teve 47; e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.
A vitória cosolida o PMDB no comando da Câmara e do Senado- que elegeu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na ultima sexta-feira. Ao ocupar a Tribuna pela primeira vez, Henrique Eduardo Alves assumiu o compromisso de aproximar os temas da Câmara ao interesse nacional. “O parlamento não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir”, afirmou.
  Dos maranhenses o único que concorreu a um cargo na nova Mesa Diretora, foi o deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), ele avalia que a candidatura serviu para mais um aprendizado. “A síntese que faço que mais um aprendizado, foi um passo a mais que eu dou aqui dentro do Congresso Nacional”, avalia.
Já deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ressaltou a importância do comprimento dos compromissos firmados com o Brasil e os deputados. “O esperamos é que a nova Mesa Diretora, compra os compromissos feitos com o Brasil e com os deputados, que é valorizar iniciativa do parlamento, aprovar o orçamento impositivo, para evitar que o que se aprova aqui no parlamento a presidência não execute”, alerta.
Com apoio dos 20 dos 23 partidos da casa. Visto como um importante articulador, o novo presidente da Câmara inicia o mandato tendo que administrar uma crise no partido, rachado depois da escolha de Eduardo Cunha (RJ) como líder do partido na casa, derrotando Sandro Mabel (GO).