No Maranhão a informação não chega

Os jornalistas do Maranhão, principalmente os que compõem o grupo político do senador José Sarney, precisam sair do estado para aprender diferenciar jornalismo e política.
O povo, não merece continuar mal informado por falta de um jornalismo comprometido com a verdade.
O Ministério Publico deveria investigar esses blogueiros que,  sem ter nem pra quer, atacam autoridades, empresários e políticos para obter vantagens: empregos, benefícios para familiares ou simplesmente,  se destacar nos mais diversos setores públicos, ganhando salários sem prestar nenhum tipo de trabalho nos órgãos.
Basta olhar os blogs que encontra evidências de irregularidades nas informações, sempre atacando alguém.
Isso não é jornalismo. A informação é também um direito do cidadão, por isso, não pode ser manipulada em troca de favores ou para favorecer grupos políticos, seja ele qual for.
A imprensa é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira.
A liberdade de expressão foi uma das mais importantes conquistas do povo, por isso, temos que preserva-la, defende-la e acima de tudo, estende-la a todos brasileiros.
No Estado do Maranhão, a necessidade de informa com perfeição e imparcialidade é ainda maior pelo fato de estarmos em uma região em que muita gente ainda não tem acesso à informação como deveria, seja através da internet ou por outros meios. No estado existem povoados em vários municípios sem energia elétrica e milhares de pessoas sem televisão. Isso nos coloca na obrigação de falarmos ainda mais a verdade. Os blogs estão em alta no estado, mesmo agente vendo essa ferramenta sendo usado para fins políticos somente no Maranhão, quem usa têm que ter a compreensão de informar com responsabilidade.
Então meus amigos, pensam bem, deixam a política de lado por enquanto, e passam a informar com responsabilidade, transparência, imparcialidade e sempre colocando os fatos verdadeiros. Até por que, quem está nas outras regiões como estou no Centro Oeste Brasileiro, nos criticam por sermos coniventes com as coisas ruins que acontecem no estado.
Ontem mesmo (segunda-feira), fiquei triste quando um repórter da Rede Record fazendo uma matéria sobre ferrovias, olhando a paisagem de dentro do trem da Vale disse, “nem parece que estamos na região mais pobre do Brasil”, aquilo nos arrebenta por dentro. Fora o constrangimento que passamos quando alguém mais engraçadinho resolve zombar da nossa cara.
Isso tudo é culpa da má informação através da imprensa mal intencionada, que faz com que, o Governo do Estado e as prefeituras não investirem na Educação, melhorar o atendimento na Saúde e na Segurança deixando o povo sem qualidade de vida.

Os jornalistas podem contribuir para o desenvolvimento do nosso estado.

Domingos Dutra e Roberto Rocha estão à frente de Gastão na disputa pelo Senado


Deputado federal Domingos Dutra (PT-MA)
O blog do Marco D’Eça divulgou mais números sobre a pesquisa Escutec, desta vez para o Senado. E os candidatos da oposição estão bem na disputa. Sem a governadora Roseana Sarney (PMDB) disputando o senado, os dois primeiros colocados no momento são da oposição.
(foto Luiz Alves)
O vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) lidera com 17,2%. Em segundo está o deputado federal Domingos Dutra (PT), com 16,8%. O ministro do Turismo Gastão Vieira (PMDB) fica apenas na terceira colocação com 12,8%. Em quarto está o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) está com 12,1%. Os que não votam em nenhum dos candidatos somam 26%.

Com este cenário, se a oposição se reunir em torno de uma única candidatura, as chances serão muito grandes.

Instalação do INMEQ em Imperatriz atende pedido feito por Léo Cunha em 2011

A inauguração da agencia regional do INMEQ (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial) em Imperatriz, ocorrida no último sábado (06), marca o atendimento de mais uma das solicitações feitas pelo deputado Léo Cunha (PSC), na Assembleia Legislativa. A indicação com a proposta encontra-se publicada no Diário Oficial da Assembleia do dia 10 de julho de 2011. Durante a solenidade de inauguração, o parlamentar destacou a importância da conquista, que atende a uma reivindicação da população sul do estado, que passa a contar com todos os serviços disponíveis pelo órgão, concentrados na cidade de Imperatriz.
“Antes, era necessário ir á São Luis para se conseguir as certificações oferecidas pelo órgão, um deslocamento que dependia de tempo e muitos gastos,” lembra o deputado. A nova agência terá atuação sobre a demanda gerada por 25 municípios da região. 
O Instituto é órgão delegado do Inmetro, no Maranhão, e entre suas atribuições, então a fiscalização dos taxímetros, cronotacógrafos e a análise da qualidade de produtos e de pré-medidos. Posteriormente, serão fiscalizadas também cargas perigosas.
Ao falar sobre a escolha de Imperatriz para sediar a nova agência, Léo Cunha justificou que a cidade é a segunda maior e mais populosa do estado, com mais de 250mil habitantes, gerando uma das maiores demanda atendidas pelo órgão.
O deputado agradeceu ao governo do Estado, e ao presidente do INMEQ-MA, Jones Braga, por terem viabilizado a instalação, e se colocou a disposição, para lutar pela viabilização de um imóvel, para que a agência, que inicialmente instalou-se em prédio alugado, possa ter uma sede própria na cidade.
“Já solicitei a governadora (Roseana Sarney) que viabilize os recursos junto ao governo Federal para construção da sede, como também ao nosso prefeito (Sebastião Madeira), a doação de terreno onde a agência será erguida, e acredito que seremos atendidos,” afirmou. 
As indicações com as solicitações do deputado já foram aprovadas na Assembleia e encaminhadas ao governo do Estado e ao prefeito de Imperatriz.

Entre as autoridades presentes estavam os secretários estaduais: Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Mauricio Macedo (Desenvolvimento Indústria e Comércio), o presidente do INMEQ-MA Jones Braga, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), além prefeitos de vários municípios da região.

Partido Rede chega a 35 mil assinaturas no Maranhão, porem existe divergência qual rumo seguir em 2014

Dutra quer aliança da Rede à candidatura da oposição.
Dutra quer aliança da Rede à candidatura da oposição.

A Rede de Sustentabilidade já possui o número de assinaturas suficiente para se tornar partido político. Em todo o Brasil são 707 mil assinaturas. No Maranhão, o partido capitaneado pela ex-senadora Marina Silva conseguiu reunir 35 mil assinaturas. As executivas estaduais agora deverão trabalhar pelas certificações das assinaturas nos Tribunais Regionais Eleitorais.

A perceptiva é que possa haver uma queda de 30% das assinaturas que a Rede conseguiu coletar após a certificação. Ainda assim, o partido já teria número suficiente, já que ele só precisa de 491 mil assinaturas. A cúpula da nova legenda está definindo se continua coletando assinaturas para ter uma margem de segurança maior, ou se já trabalha apenas na certificação.

O deputado federal Domingos Dutra (PT), que tem liderado o processo de coleta de assinaturas no Maranhão, disse que a legenda tem se concentrado apenas na coleta de assinaturas para o partido possa ser criado, para depois começar a discutir as direções nos estados. Estas definições só devem acontecer em agosto. “Quando acabar todo o processo e o partido for criado, vamos sentar todos e discutir como será a direção do partido. Não se pode brigar por uma coisa que ainda nem existe”, afirmou o deputado.

Dutra também evita polêmica com relação ao destino da legenda em 2014, já que uma ala pensa em candidatura própria e outra em uma aliança em torno da candidatura de Flávio Dino (PCdoB). “Em todo o Brasil, as forças estavam concentradas na coleta de assinaturas. Se discutíssemos agora uma questão polêmica como eleição, a coleta seria prejudicada. A política brasileira está tão dinâmica que não dá para antecipar nada agora. Mas defendo que os partidos de oposição devem pensar em ganhar a eleição, se não for no primeiro, mas no segundo turno”.
Cândido Lima sonha em candidatura própria do partido de Marina Silva.
Cândido Lima sonha em candidatura própria do partido de Marina Silva.

Outra liderança da Rede no Maranhão, o ex-pedetista Cândido Lima, trabalha na aquisição do passe de políticos de nome para a legenda. “O Dutra cuidou mais da parte de coleta de assinaturas e eu fiquei mais com a questão política. Tenho conversado com muitos nomes para integrar a Rede. Clay Lago, Igor Lago, Edison Vidigal, Tadeu Palácio. São nomes que temos conversado e existe grande possibilidade de estarem no partido”, afirmou.

Cândido acredita que se ficar com a direção da Rede no Maranhão, tem grandes possibilidades de agregar estes nomes ao partido. Sobre a divisão da legenda, ele acredita que com diálogo as diferenças podem ser superadas. “Eu não tenho nada contra a pessoa do Dutra. Mas temos que nos inserir em um novo modelo de política. A Marina [Silva] quer a união do partido. Esperamos que isso possa acontecer”, afirmou.

Cândido diz que continua defendo a tese de candidatura própria da Rede ao governo do Maranhão, sendo ele mesmo propenso pré-candidato. Ele alga que dentro de outra candidatura, o novo partido não poderá expor à sociedade seu modelo de gestão. “Nosso partido é o que mais se aproxima do que a sociedade reivindica nas ruas. Temos que ter espaço para apresentar nosso projeto. A oposição não é unanimidade em torno do nome de Flávio Dino e uma candidatura própria poderia atrair muita gente pra cá. De repente, em um segundo turno, poderíamos unir a oposição”, declarou.

Com Informações do Blog do Clodoaldo
BNC Política

TIM e Vivo recebem multa por propaganda enganosa

Por Redação em 09.07.2013 12h43

 
5.102
 YouTube
RSS
tim e vivo
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/MJ) multou as operadoras Vivo e TIM por veiculação de publicidade enganosa. A Coca-Cola também foi punida pelo mesmo motivo, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira (09).
O órgão considerou que a campanha publicitária Vivo de Natal "não demonstrou de forma adequada, clara e ostensiva as condições para a real obtenção dos minutos e dos torpedos promocionais". Na ocasião, a propaganda dizia que o consumidor poderia ganhar R$ 500 em ligações e mais 500 torpedos SMS, mas não apresentava dados essenciais sobre as condições da promoção. Além disso, o DPDC/MJ considerou que na ocasião a empresa vendeu uma quantidade de pacotes superior à sua capacidade operacional. A Vivo foi multada em R$ 2.260.173,00.
Já a TIM foi multada devido a irregularidades encontradas na campanha "Namoro a Mil", onde as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais também não estavam claras, "pois ao anunciar, o serviço induzia o consumidor  a erro no que diz respeito ao recebimento dos 1.000 (mil) minutos e da concessão de torpedos". Neste caso, a multa aplicada pelo Departamento de Defesa do Consumidor foi de R$ R$ 1.654.236,00.
A Coca-Cola também foi acusada de omitir informações importantes na campanha publicitária da bebida "Laranja Caseira", onde deixou de esclarecer que o produto é um “néctar” e não um “suco”. O deslize rendeu à empresa uma multa no valor de R$ R$ 1.158.908,00 por publicidade enganosa.
O Ministério da Justiça explica que utilizou os critérios do Código de Defesa do Consumidor para aplicar as multas e que os valores devem ser depositados em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do próprio MJ. O dinheiro pago pelas empresas deve ser aplicado em "ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores".


Governo Federal lançou nesta segunda-feira o programa Mais Médico

Governo Federal lançou nesta segunda-feira (8) o programa Mais Médico, que ampliará a presença destes profissionais em regiões carentes como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Instituído por medida provisória assinada pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, o programa ofertará bolsa federal poderá ser de R$ 30 mil para os que forem trabalhar na Amazônia Legal, na fronteira e nos distritos sanitários indígenas; R$ 20 mil para o Nordeste, Centro-Oeste (com exceção do DF) e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; e de R$ 10 mil nas capitais, Regiões Metropolitanas e DF. Nos dois primeiros casos, o pagamento da ajuda será parcelado: 70% no começo, e 30% 180 dias depois. No último caso, o pagamento se dará todo de uma vez.

Nesta terça-feira (9) três editais deverão ser publicados no Diário Oficial da União. Um deles convoca os médicos interessados no programa, brasileiros e estrangeiros; o segundo é voltado aos municípios com déficit de médicos; e o terceiro seleciona as instituições de educação que vão supervisionar os estrangeiros que querem atender no Brasil.
As medidas integram o Pacto pela Saúde, lançado pela presidenta Dilma em reunião com governadores e prefeitos de capitais no último dia 24, que prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde e por mais médicos, totalizando R$ 15,8 bilhões até 2014.
Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e de 15.977 unidades básicas.
Os outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs, além de R$ 2,9 bilhões na construção de 14 novos hospitais universitários.
Para selecionar e levar os profissionais a estas regiões, serão lançados três editais: um para atração de médicos; outro para adesão dos municípios que desejam recebê-los; e um último para selecionar as instituições supervisoras.
No caso dos médicos, será aceita a participação de médicos formados no Brasil e também a de graduados em outros países, que só serão chamados a ocupar os postos não preenchidos pelos brasileiros. Dentro deste grupo, a prioridade será para os brasileiros que fizeram faculdade no exterior.
Só poderão participar estrangeiros egressos de faculdades de Medicina com tempo de formação equivalente ao brasileiro, com conhecimentos em Língua Portuguesa, com autorização para livre exercício da Medicina em seu país de origem e vindos de países onde a proporção de médicos para cada grupo de mil habitantes é superior à brasileira, hoje de 1,8 médicos/1 mil habitantes.
Todos os profissionais vindos de outros países cursarão especialização em Atenção Básica e serão acompanhados por uma instituição de ensino.
Já para os municípios, será preciso oferecer moradia e alimentação dos médicos, além de ter de acessar recursos do Ministério da Saúde para construção, reforma e ampliação das unidades básicas. Em todo o Brasil, os investimentos federais só na qualificação destes equipamentos de saúde somam R$ 2,8 bilhões.
A quantidade de vagas disponíveis só será conhecida a partir da demanda apresentada pelos municípios. Todas as prefeituras poderão se inscrever no programa, mas o foco recai sobre 1.582 áreas prioritárias, em municípios de grande vulnerabilidade sendo 1.290 municípios de alta vulnerabilidade social, 201 cidades de regiões metropolitanas, 66 cidades com mais de 80 mil habitantes de baixa receita pública per capita e 25 distritos de saúde indígena.
Diagnóstico – O programa Mais Médicos é um estímulo para a ida destes profissionais para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este serviço. O Brasil tem oferta desta mão-de-obra menor que países como Argentina, México, Inglaterra, Portugal e Espanha.
Do ponto de vista regional, a situação é mais crítica: 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que seis têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes. Em 1.900 cidades, a proporção é menor que um médico para cada três mil pessoas, e outras 700 não têm nenhum médico permanente. Mesmo os estados de média mais elevada sofrem com desníveis regionais, marcados pela concentração nos grandes centros urbanos e carência nas periferias.
Ação Temporária – Com a MP assinada nesta segunda, é expandida a possibilidade de concessão de registros temporários para o exercício da Medicina por estrangeiros, que ocuparão as vagas remanescentes após o chamamento dos médicos brasileiros.
Por um período de três anos, estes profissionais vão atuar exclusivamente na atenção básica e apenas nos postos a que forem designados no âmbito do programa. Durante este prazo, contarão com supervisão de médicos brasileiros e orientação de instituições públicas de ensino e terão de desempenhar jornada de trabalho de 40 horas semanais. A manutenção do visto e do registro temporário dependem do cumprimento destas regras.
Ao optar pelo registro temporário, não será preciso conceder o direito ao pleno exercício da medicina por meio do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos), que, se aplicado, daria ao estrangeiro a permissão para atuar em qualquer parte do País. Esta hipótese, além de significar aumento da disputa de mercado com os brasileiros, não atenderia ao objetivo do Governo Federal de preencher postos de trabalho hoje ociosos em regiões carentes.
Outra medida para mensurar a qualidade da formação dos estrangeiros é a obrigatoriedade de que eles participem de módulo especial de treinamento e avaliação, com duração de três semanas, em uma universidade pública federal participante do programa, logo após a chegada ao Brasil. Durante esta etapa, professores universitários avaliarão a capacidade destes profissionais. Sendo aprovado, o profissional estará apto a iniciar as atividades no município.
Segue cronograma:
VEJA O CRONOGRAMA
08/jul
Assinatura da medida provisória
09/jul
Publicação da MP, da portaria interministerial, dos editais ligados ao programa "Mais médicos" e do edital para abertura de novos cursos de medicina
9/7 a 22/7
Adesão dos municípios
9/7 a 25/7
Período de inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros
10/7 a 26/07
Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior devem apresentar declaração de inscrição no programa nas embaixadas e consulados
26/jul
Publicação das vagas dos municípios
26/7 a 28/7
Médicos escolhem em que município gostariam de atuar
01/ago
Publicação de resultado provisório da relação de profissionais brasileiros
1/8 e 3/8
Médicos brasileiros homologam a participação e assinam termo de compromisso
05/ago
Publicação do resultado final no Diário Oficial
06/ago
Divulgação das vagas remanescentes para estrangeiros e brasileiros formados no exterior
6/8 a 8/8
Médicos estrangeiros e brasileiros formados fora do país escolhem cidades e homologam participação
13/ago
Publicação do resultado da relação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior
26/ago
Início da capacitação dos médicos estrangeiros
02/set
Início das atividades dos médicos brasileiros
18/set
Início das atividades dos médicos estrangeiros


Municípios prioritários do Maranhão:
Afonso Cunha
Água Doce do Maranhão
Alcântara
Aldeias Altas
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Maranhão
Amarante do Maranhão
Anajatuba
Anapurus
Apicum
Açu
Araguanã
Araioses
Arame
Arari
Bacuri
Bacurituba
Barão de Grajaú
Barra do Corda
Barreirinhas
Benedito Leite
Bequimão
Bernardo do Mearim
Bom Jardim
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo
Buriti
Buriti Bravo
Buriticupu
Buritirana
Cachoeira Grande
Cândido Mendes
Cantanhede
Capinzal do Norte
Carutapera
Caxias
Central do Maranhão
Centro Novo do Maranhão
Chapadinha
Coelho Neto
Colinas
Coroatá
Cururupu
Duque Bacelar
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Godofredo Viana
Governador Archer
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Governador
Luiz Rocha
Governador Newton Bello
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Guimarães
Icatu
Igarapé do Meio
Imperatriz
Itapecuru Mirim
Itinga do Maranhão
Jatobá
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Lago do Junco
Lago dos Rodrigues
Lago Verde
Lajeado Novo
Lima Campos
Loreto
Luís Domingues
Magalhães de Almeida
Maracaçumé
Marajá do Sena
Maranhãozinho
Mata Roma
Matões
Matões do Norte
Milagres do Maranhão
Mirador
Mirinzal
Monção
Montes Altos
Nova Colinas
Nova Olinda do Maranhão
Olho d'Água das Cunhãs
Olinda Nova do Maranhão
Paraibano
Parnarama
Passagem Franca
Pastos Bons
Paulino Neves
Paulo Ramos
Penalva
Peritoró
Pindaré
Mirim
Pinheiro
Pio XII
Pirapemas
Poção de Pedras
Presidente Médici
Presidente Sarney
Primeira Cruz
Riachão
Rosário
Sambaíba
Santa Filomena do Maranhão
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Quitéria do Maranhão
Santa Rita
Santo Antônio dos Lopes
São Bento
São Bernardo
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João Batista
São João do Carú
São João do Soter
São José de Ribamar
São José dos Basílios
São Luís
São Luís Gonzaga do Maranhão
São Mateus do Maranhão
São Raimundo das Mangabeiras
São Raimundo do Doca Bezerra
São Vicente Ferrer
Satubinha
Senador Alexandre Costa
Serrano do Maranhão
Sítio Novo
Tasso Fragoso
Timbiras
Tufilândia
Tuntum
Turiaçu
Turilândia
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Viana
Vitória do Mearim
Vitorino Freire
Zé Doca